GRUPO DE ESTUDOS DO COMITÊ TÉCNICO DE GESTÃO DE PESSOAS DO IRB ELABORA PLANO DE TRABALHO PARA CONSTRUÇÃO DO PROGRAMA DE PREPARAÇÃO PARA APOSENTADORIA

Equipe Instituto Rui Barbosa

O Grupo de Estudos – Programa de Preparação para Aposentadoria, do Comitê Técnico de Gestão de Pessoas, do Instituto Rui Barbosa (IRB), realizou sua quarta reunião na tarde dessa terça-feira (6), para deliberarem acerca das atividades de elaboração do documento nacional com propostas de diretrizes para o desenvolvimento do Programa de Preparação para Aposentadoria, a partir de experiências já realizadas em alguns Tribunais de Contas brasileiros, e que, após consolidado o documento pelo Grupo de Estudos, poderá ser aplicado pelas Cortes de Contas interessadas no assunto.

No decorrer da reunião, os integrantes do Grupo de Estudos debateram sobre os itens que irão compor as Diretrizes do Programa, considerando que cada Tribunal de Contas, ao se interessar em aplicá-lo, poderá decidir como deverá nomeá-lo. Tratou-se, também, sobre a fundamentação teórica e os mecanismos de abordagem do público-alvo, ao qual o Programa se destina.

A reunião foi encerrada, e ficou agendado o próximo encontro do Grupo para o dia 13/09.

Sobre o Grupo de Estudos

O Grupo de Estudos – Programa de Preparação para Aposentadoria é resultado do I Encontro Virtual de Boas Práticas em Gestão de Pessoas, iniciativa do Comitê Técnico de Gestão de Pessoas do IRB, que tem como objetivo proporcionar o compartilhamento e disseminação de dúvidas e boas práticas entre os Tribunais de Contas na área.

Durante a primeira edição do Encontro Virtual foi apresentado o “Programa Aprendendo a Recomeçar – PAR, iniciativa do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG), que cria mecanismos que auxiliem os servidores a minimizar as dificuldades enfrentadas durante o processo de aposentadoria, bem como realizar o planejamento deste momento.

O Grupo de Estudos foi construído com a finalidade de elaborar as diretrizes sobre o tema apresentado, de modo a ser implantado pelos demais Tribunais de Contas.