Grupo de Trabalho do IRB avança na estruturação do Código de Boas Práticas de Governança para os Tribunais de Contas

Equipe Instituto Rui Barbosa

Integrantes do Grupo de Trabalho de Governança Organizacional, vinculado ao Comitê Técnico de Governança dos Tribunais de Contas do Instituto Rui Barbosa (IRB), reuniram-se, de forma virtual, para dar continuidade ao trabalho de elaboração do “Código de Boas Práticas de Governança Pública Organizacional dos Tribunais de Contas”.

Nessa etapa, o grupo revisou os anexos preliminares (01 a 07) e avançou na criação do anexo 08, que representará visualmente a estrutura do sistema de governança. Essa nova estrutura destacará o papel da alta administração e abordará a posição do Conselho Superior de Administração no modelo final, entre outros pontos estratégicos.

Na oportunidade, discutiu-se também o cronograma das próximas etapas e o conteúdo do projeto, que será oficialmente apresentado na reunião do Comitê planejada para ocorrer durante o IX Encontro Nacional dos Tribunais de Contas (ENTC), no mês de novembro, em Foz do Iguaçu-PR.

 

Sobre o Código

O “Código de Boas Práticas de Governança Pública Organizacional dos Tribunais de Contas” tem sido construído com o objetivo de definir princípios, diretrizes e recomendações para o aprimoramento da Governança no âmbito das Cortes de Contas, visando ao fortalecimento da confiança social nesses órgãos, facilitando o acesso à informação, otimizando a gestão dos recursos púbicos e promovendo a sustentabilidade das Instituições Públicas.

Os trabalhos de elaboração do documento possuem três frentes de atuação: Governança Organizacional, Conselho Superior de Administração e Governance Officer. Até o momento, o grupo já possui um levantamento sobre as Políticas de Governança formalizadas pelas Cortes de Contas de todo o país, cujos dados apontam um cenário passível de melhorias a partir do alinhamento das práticas pelas Instituições.