O Presidente do Comitê Técnico de Segurança Pública do Instituto Rui Barbosa (IRB) e Desembargador de Contas do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TC-DF), Conselheiro Renato Rainha, participou, na manhã desta quinta-feira (3/7), no Centro de Eventos e Convenções Brasil 21, em Brasília-DF, da “I Conferência de Segurança Pública iLab-Segurança 2025”.
O evento, que teve início na última terça-feira (1/7), é promovido pelo Conselho Nacional de Secretários de Segurança Pública (CONSESP) e tem como objetivo principal impulsionar a eficiência institucional, a valorização dos profissionais da Segurança Pública e a consolidação de um sistema nacional mais articulado, inteligente e preparado para os desafios do presente e do futuro.
Integrando o painel temático sobre Segurança Pública pela perspectiva institucional, Renato Rainha ministrou a palestra “Auditoria Nacional sobre violência contra crianças e adolescente”. Em sua exposição, o Presidente do Comitê Técnico do IRB destacou o papel dos Tribunais de Contas na avaliação de Políticas Públicas de segurança e na fiscalização de recursos destinados ao setor, reforçando a importância da atuação preventiva e do controle orientado a resultados.
Ao apresentar a Auditoria nacional sobre violência contra crianças e adolescentes, coordenada pelos Cortes de Contas em 2024, o Conselheiro lembrou que os princípios constitucionais da “absoluta prioridade” e do “atendimento integral” a esse público não estão sendo respeitados. “É urgente transformar essa realidade. Criamos o Comitê de Segurança Pública do Instituto Rui Barbosa com o objetivo de qualificar os auditores para atuar nas políticas de segurança pública”, informou. “Queremos dialogar, compartilhar informações e somar esforços. Os Tribunais de Contas também estão prontos para contribuir com a construção de um país mais seguro para nossas crianças e para todos os brasileiros”, garantiu.
O painel contou com intervenções dos Presidentes da Associação dos Delegados de Polícia (ADEPOL) do Brasil, Rodolfo Laterza; da Associação Nacional dos Militares Estaduais (AME Brasil), Coronel PM Elias Miler da Silva; e da Confederação Brasileira de Trabalhadores Policiais Civis, Giancarlo Corrêa Miranda. A mediação dos debates foi conduzida pelo Secretário Executivo da Secretaria Executiva Institucional e de Políticas de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP/DF), Thiago Costa.
O Seminário Nacional de Segurança Pública reuniu autoridades e especialistas para debater estratégias de prevenção à violência e aprimoramento das políticas públicas de segurança no país.
Sobre o evento
A I Conferência de Segurança Pública iLab-Segurança 2025, realizada em Brasília, e nasce como uma iniciativa estratégica voltada à integração, inovação e fortalecimento das instituições de segurança pública no Brasil.
Propondo uma abordagem colaborativa e orientada por resultados, a iLab-Segurança foi idealizada para valorizar as realidades regionais, estimular o intercâmbio de boas práticas e fomentar soluções que respondam às demandas concretas da sociedade. A conferência fortalece a cooperação entre os níveis federal, estadual e municipal, oferecendo um ambiente técnico e institucional de alto nível.
Mais do que um encontro, a iLab-Segurança é uma plataforma de convergência entre gestão, tecnologia e política pública, construída para aproximar quem atua na linha de frente dos desafios e quem formula estratégias de longo prazo. O evento reafirma o compromisso com um sistema de segurança mais moderno, eficiente e capaz de responder aos desafios do presente enquanto constrói soluções sustentáveis para o futuro.
*Informações e fotos: Atricon.