IEGM: planejamento da aplicação de 2024 e ampliação da divulgação dos dados pautaram reunião do Comitê Técnico

Equipe Instituto Rui Barbosa

Na tarde dessa segunda-feira (18/3), os integrantes do Comitê Técnico de Avaliação de Indicadores de Gestão Pública – IEGE/IEGM do Instituto Rui Barbosa (IRB) e os representantes da Rede Nacional de Indicadores Públicos (Rede Indicon) reuniram-se, de forma virtual, para deliberarem acerca da aplicação do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM) Brasil 2024 e do seu processo de modernização.

O encontro foi conduzido pela Conselheira do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) e Presidente do Comitê Técnico de Avaliação de Indicadores de Gestão Pública – IEGE/IEGM do IRB, Cristiana de Castro Moraes.

O passo a passo da aplicação do IEGM Brasil 2024, que teve seu processo de coleta, recepção, cálculo, consolidação e disponibilização dos dados totalmente modernizado, foi o primeiro ponto compartilhado durante a reunião. Na oportunidade, foi debatido ações como a inserção do IEGM Brasil no Marco de Medição de Desempenho dos Tribunais de Contas (MMD-TC 2026), o compartilhamento dos dados com os outros Comitês Técnicos do IRB, além do seu enquadramento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

Visando a ampliação da divulgação dos dados do IEGM Brasil como ferramenta de fomente à transparência pública e incentivo à cidadania ativa, foi lançado o novo portal que apresenta os dados de forma moderna e interativa.

Finalizando a pauta da reunião, foi compartilhado o cronograma de ações para aplicação do IEGM Brasil 2024, bem como suas novas funcionalidades.