Instituto Rui Barbosa (IRB) e Tribunal de Contas do Paraná (TCEPR) realizam o V Fórum Nacional de Auditoria em Curitiba

Luciano Calheiro Caldas

O TCE-PR, em parceria com o IRB está sediando o V Fórum Nacional de Auditoria nos dias 22 e 23 de agosto de 2019, com o tema: “Controle de Qualidade e Monitoramento das Fiscalizações dos Tribunais de Contas”.

Mesa de abertura. Da esquerda para a direita estiveram presentes Nivaldo Dias Filho, Auditor Federal de Controle Externo do TCU representando a ANTC, Gabriel Guy Léger, Procurador do Ministério Público junto ao TCEPR e diretor adjunto da AMPCom, Elke Andrade Soares de Moura, Procuradora-Geral do Ministério Público de Contas do Estado de Minas Gerais e presidente do CNPGC, Conselheiro Ivan Lelis Bonilha, Presidente do IRB, Conselheiro Nestor Baptista, Presidente do TCEPR, Conselheiro Sebastião Helvécio, Vice-presidente de Relações Institucionais do IRB, Conselheiro Inaldo Paixão, Vice-presidente de Auditorias do IRB, Durval Amaral, Conselheiro do TCEPR e Flávio Berti, Procurador-geral do Ministério Público de Contas junto ao TCEPR.

Na manhã do dia 22/08, após a mesa de abertura, os participantes acompanharam as palestras magnas dos Conselheiros Inaldo da Paixão (TCE-BA) e Sebastião Helvécio (TCE-MG), que falaram sobre o histórico de implantação de Normas de Auditoria no Brasil e as boas práticas internacionais de controle de qualidade e monitoramento das fiscalizações, respectivamente.

Durante a tarde, estão sendo tratados os princípios das NBASP relativos ao monitoramento e controle de qualidade. Estas palestras foram conduzidas pelos auditores Sérgio Lino (TCE-RJ) e Cleyton Barbosa (TCE-RN).

No dia 23 os trabalhos continuam com relevantes estudos de casos e mesas de debates. Acesse a programação completa no link abaixo.

O QUE SÃO OS FÓRUNS NACIONAIS DE AUDITORIA DO IRB

O Fórum Nacional de Auditoria é uma iniciativa do Instituto Rui Barbosa para capacitar os servidores dos Tribunais de Contas de todo o Brasil na utilização das Normas Brasileiras de Auditoria do Setor Público (NBASP) nos seus trabalhos de fiscalização. Nesta quinta edição do Fórum Nacional de auditoria, o foco será trabalhar monitoramento e Controle de Qualidade das fiscalizações dos Tribunais de Contas.

POR QUE UTILIZAR AS NBASP?

Porque estão alinhadas com as normas internacionais de auditoria, emitidas pela organização Internacional das Entidades Fiscalizadoras Superiores (INTOSAI), com as adaptações necessárias para convergir com o marco normativo brasileiro.
Mas sobretudo porque normas profissionais são essenciais para a credibilidade, qualidade e o profissionalismo da auditoria do setor público, além de promover auditorias independentes e eficazes (NBASP 400/1).

Acompanhe ao vivo o V FÓRUM NACIONAL DE AUDITORIA

PROGRAMAÇÃO do V FÓRUM NACIONAL DE AUDITORIA