INSTITUTO RUI BARBOSA (IRB) EM PARCERIA COM O INSTITUTO NACIONAL DE ALTOS ESTUDOS – INAE REALIZAM A 1º SESSÃO DO 34º FÓRUM NACIONAL

Equipe Instituto Rui Barbosa

O Instituto Nacional de Altos Estudos (INAE), está realizando nos dias 03, 07 e 13 de junho, deste ano, o 34º Fórum Nacional com o tema geral “Previdência, Infraestrutura e Ajuste Macro no limiar do novo governo”. Esta edição do Fórum será composta por três sessões de debates virtuais, transmitidas ao vivo pelo canal do Fórum Nacional INAE, no YouTube.

A primeira sessão, realizada no último dia 03 de junho (sexta-feira), foi conduzida pelo Economista e Presidente do INAE, Raul Velloso, com a participação do Economista Chefe da Genial Investimentos, José Márcio Camargo, e o Ex-Ministro de Estado da Fazenda, Maílson da Nóbrega. A temática abordada foi: Desafios da gestão macro no novo Governo.

O Presidente do INAE apresentou como ponto central dos debates, nessa primeira sessão, a necessidade de se desenvolver um plano de expansão do investimento público em infraestrutura sem enfrentar o dogmatismo fiscal, de modo a se evitar a instabilidade econômica do país.

A explanação do tema foi realizada com a apresentação de um panorama dos mais importantes instrumentos de mensuração da saúde fiscal do país, análises dos componentes do Produto Interno Bruto (PIB) e cenário atuarial dos Entes Públicos.

Iniciando os debates, o Ex-Ministro de Estado da Fazenda, Maílson da Nóbrega, pautou sua fala destacando que a sustentabilidade fiscal e a elevação da produtividade são os maiores desafios para o novo Governo. Já o Chefe da Genial Investimentos, José Márcio, destacou que nas últimas quatro décadas o Brasil possui uma taxa de crescimento abaixo da taxa referente a dos países emergentes, e caso esse cenário permaneça, poderemos atingir o patamar de um país com renda média baixa.

Agenda das próximas sessões

A próxima sessão do 34º Fórum Nacional será realizada no dia 07 de junho (terça-feira), das 11h às 13h, no canal do Fórum Nacional INAE, no YouTube, com os seguintes convidados: Ricardo Castanheira, Consultor em Infraestrutura; César Borges, Ex-Ministro de Estado da Infraestrutura; Carlos Eduardo Lima, Presidente da COINFRA; e Paulo Resende, Coordenador do Núcleo de Infraestrutura da Fundação Dom Cabral.

Já a terceira sessão, será realizada no dia 13/06 (segunda-feira), e terá como convidados: Conselheiro Edilberto Pontes, Presidente do Instituto Rui Barbosa (IRB) e Vice-Presidente do TCE Ceará; Leonardo Rolim, Ex-Secretário de Previdência; Conselheiro Adircélio Ferreira Júnior, Presidente do TCE-SC; e Domingos Taufner, Conselheiro do TCE-ES.

Instituto Nacional de Altos Estudos – INAE

O Instituto Nacional de Altos Estudos, INAE, criado em 1991, é uma associação civil, sem fins lucrativos, com sede em Brasília-DF, Brasil.

O INAE existe para dar caráter institucional e personalidade jurídica ao Fórum Nacional e tem por finalidades o debate de ideias e a formulação de políticas e estratégias voltadas para o desenvolvimento e a modernização do Brasil em suas dimensões econômico-social, político-institucional e cultural.

Ele promove os Fóruns Nacionais, os Fóruns Especiais, os Fóruns Extras, os Fóruns Exclusivos e outros eventos ou iniciativas que integrem os programas anuais de trabalho do Fórum Nacional.

Saiba mais acessando o site do INAE. (Clique aqui).