Instituto Rui Barbosa (IRB) promove capacitação de servidores do TCE-PI

9 de agosto de 2019 por em Notícias

O Instituto Rui Barbosa (IRB), a convite da Escola de Contas do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), promoveu nos dias 05 e 06 de agosto duas oficinas que tiveram por objetivo capacitar servidores nas áreas de normas de auditoria e alinhamento de políticas públicas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Ambos os cursos foram ministrados por Nelson Granato, assessor da presidência do IRB.

No dia 05 de agosto, o foco foi direcionado às Normas Brasileiras de Auditoria do Setor Público (NBASP), produto do IRB que auxilia os Tribunais de Contas brasileiros a se estruturarem e realizarem trabalhos de fiscalização com padrões de qualidade internacionalmente aceitos. Foram apresentados e discutidos com os auditores do TCE-PI assuntos como a estrutura e hierarquia nas normas da INTOSAI e seu reflexo nas NBASP, os conceitos da NBASP 100 (Princípios Fundamentais de Auditoria do Setor Público), norma que traz os princípios-chave que devem ser seguidos em todos os trabalhos de fiscalização, seja qual for seu tipo, forma ou contexto em que é realizado, bem como a reforma que a estrutura de normas internacionais sofrerá a partir de setembro de 2019 e os impactos dela nas NBASP. Além disso, as dificuldades de aplicação dos princípios nas normas no dia-a-dia da fiscalização foi debatida com os participantes do curso.

No dia 06 de agosto, foi a vez dos ODS. O alinhamento já existente entre os direitos humanos e sociais previstos na Constituição de 1988 e os ODS, o ciclo das políticas públicas e a apresentação dos objetivos e metas da Agenda 2030 com  base na realidade nacional e as políticas públicas já existentes foram os princípios tópicos discutidos.

Ambos os cursos capacitaram mais de 60 servidores do TCE-PI e contaram com a presença da Conselheira Lilian Martins (membro da Diretoria do IRB) e do Conselheiro Jaylson Campelo.

    Cartão