O Instituto Rui Barbosa (IRB), representado pelo seu Presidente, Conselheiro Edilberto Pontes, participou do Workshop “O papel do controle e dos Tribunais de Contas no contexto de transformação contemporânea da administração pública: o papel das parcerias público-privadas (PPP) e empresas estatais (ES)”, realizado no dia 29 de agosto.
O encontro promovido pelo IRB e pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) do Rio de Janeiro reuniu especialistas e autoridades para discutir temas relacionados ao desempenho e à modernização da gestão pública.
Edilberto Pontes compôs, junto com o Conselheiro Presidente do Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro (TCMRio), Luiz Antônio Guaraná; o primeiro painel “Tendências e desafios da administração pública contemporânea”. Também discutiram o tema os pesquisadores e professores da FGV Alketa Peci e Marco Antônio Carvalho Teixeira.
“A gestão pública precisa de um órgão neutro, permanente, sem envolvimento partidário e super bem-preparado para avaliar as políticas públicas. A nossa grande aposta, como Tribunais de Contas, é ajudar os governos a adquirirem capacidades estatais”, pontuou o Presidente Edilberto, que é conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Ceará.
As boas-vindas ao workshop foram dadas pelo presidente da FGV, Carlos Ivan Simonsen Leal, e pelos diretores Flávio Vasconcellos e Goret Pereira Paulo. Ainda na parte da manhã, foi abordado o tema “Parcerias do Estado com o Terceiro Setor e com o setor privado: evolução legislativa, experiências setoriais e desempenho das parcerias”. À tarde, o evento prosseguiu com o painel sobre “Empresas estatais: desempenho financeiro, social e ambiental”.