Jornalistas dos veículos nacionais de imprensa participaram, na manhã desta quarta-feira (23), em Brasília-DF, de um encontro promovido pelo Instituto Rui Barbosa (IRB). O momento integra o calendário de ações comemorativas aos 50 anos do IRB.
O Presidente do IRB e Vice-Presidente do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE), Conselheiro Edilberto Pontes, conduziu o encontro com os profissionais da imprensa, apresentando a atuação do Instituto Rui Barbosa no contexto do Sistema Tribunais de Contas do país, com destaque para as atividades desenvolvidas pelos seus 20 Comitês Técnicos, as parcerias institucionais firmadas em âmbito nacional e internacional para o aperfeiçoamento do Controle Externo, e suas contribuições para o aprimoramento das Políticas Públicas em benefício da sociedade.
Edilberto Pontes destacou a iniciativa do Comitê Técnico da Primeira Infância na construção de uma agenda conjunta no âmbito dos Tribunais de Contas brasileiros voltada à temática, em total sinergia com os dispositivos legais, como: Constituição Federal, Estatuto da Criança e do Adolescente e o Marco Legal da Primeira Infância.
Foi citado, ainda, o processo de modernização do Índice de Efetividade da Gestão Municipal – IEGM e a implementação do Monitor Fiscal Nacional, atividades que permitem aos profissionais da imprensa e à sociedade, de um modo geral, acessar informações confiáveis acerca do cenário fiscal e econômico dos Entes da Federação.
As ações de educação continuada e aperfeiçoamento profissional, a partir de parcerias firmadas com instituições nacionais e internacionais, também foram destacadas durante a fala do Presidente do IRB.
Prêmio
Na oportunidade, o Conselheiro Edilberto Pontes divulgou para os profissionais da imprensa presentes durante o encontro, o “Prêmio IRB de Jornalismo”, o primeiro a ser realizado em 50 anos de história do Instituto.
“A nossa Democracia precisar ser cuida, preservada, para que ela possa se defender dos ataques que tem sofrido nos últimos tempos. Nesse sentido, o prêmio IRB de Jornalismo é uma iniciativa do Instituto Rui Barbosa, a Casa do Conhecimento dos Tribunais de Contas, com o objetivo de contribuir para a valorização da Democracia e da imprensa livre”, destacou.
Com o tema “A atuação dos Tribunais de Contas para a melhoria das políticas públicas do país”, o prêmio busca fomentar a ampla divulgação, nos veículos de comunicação nacionais, do trabalho desenvolvido pelo Instituto Rui Barbosa em parceria com as Cortes de Contas de todo o país no cenário das políticas públicas em benefício da sociedade.
Os jornalistas poderão submeter seus trabalhos de reportagem em três categorias: Telejornalismo; Radiojornalismo; e Webjornalismo. Os primeiros colocados em cada categoria receberão premiação no valor de R$ 7.000,00 (sete mil reais) acompanhado de certificado de participação, e os segundo colocados receberão premiação no valor de R$ 3.000,00 (três mil reais).
Os trabalhos deverão ser submetidos no período de 17 de agosto a 1º de novembro de 2023, por meio do link: https://taqui.online/irb/premiodejornalismo, onde estão o edital e todas as regras para submissão dos trabalhos.