Integração entre os órgãos de controle externo do Mercosul é destacado pelo Presidente do IRB em reunião da ASUR

Equipe Instituto Rui Barbosa

A Associação de Entidades Oficiais de Controle Público do Mercosul (ASUR), realizou nessa quinta-feira (16), reunião entre os Membros que integram a Entidade. O Instituto Rui Barbosa (IRB) esteve representado por seu Presidente, Conselheiro Edilberto Pontes.

Em seu discurso, o Presidente do IRB ressaltou a importância da integração dos órgãos de controle externo do Mercosul, reforçando a disponibilidade da instituição em contribuir com esse objetivo.

Edilberto Pontes destacou, ainda, os esforços que serão empreendidos em conjunto com o Instituto Técnico de Contas da Argentina, visando alcançar a concretude do disposto no Acordo de Cooperação Técnica firmado entre as Entidades.

A reunião dos Membros da ASUR integrou a programação da Primeira Reunião Anual da Secretaria Permanente de Tribunais de Contas, Órgãos e Organismos Públicos de Controle Externo da República Argentina, evento realizado no período de 15 a 17 de março, na cidade de El Calafate, na Província de Santa Cruz.

O evento teve como objetivo a construção de um espaço para debates, estudos e compartilhamento de experiências que possam contribuir para o fortalecimento dos órgãos e entidades que atuam na fiscalização das finanças públicas, em especial nos países da América do Sul e aperfeiçoamento das ações de Controle Externo da Administração Pública.

 

ASUR

O Instituto Rui Barbosa (IRB) e a Associação de Entidades Oficiais de Controle Público do Mercosul (ASUR) são parceiros institucionais que atuam conjuntamente com o objetivo de promover a realização do intercâmbio internacional de informações, conhecimentos e experiências acerca do Controle Externo da Administração Pública. O bloco brasileiro da ASUR é coordenado pelo Vice-Presidente do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul (TCE-RS), Conselheiro Marco Peixoto.