O Comitê Técnico de Governanças dos TCs do Instituto Rui Barbosa (IRB), realizou reunião entre seus integrantes na tarde dessa quinta-feira (27), na sede do Instituto Serzedello Corrêa (ISC), Escola de Gestão do Tribunal de Contas da União (TCU), em Brasília-DF.
A reunião foi conduzida pelo Presidente do Comitê, Conselheiro Érico Xavier Desterro, que também preside o Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM).
Na pauta da reunião, deliberou-se acerca de estratégias para dar concretude ao Plano de Trabalho e ao desenvolvimento de ações conjuntas com outros Comitês Técnicos e instituições parceiras.
Os integrantes do Comitê discutiram a construção de um modelo único de governança e gestão, que oriente – resguardadas as particularidades de cada tribunal – a aplicação nos Tribunais de Contas, ampliando essa noção para um modelo de atuação em nível nacional, de modo a gerar o compromisso por resultados e facilitar o diálogo e a troca de informações entre as Cortes de Contas.
Na sequência, foi analisada a aderência pelos Tribunais de Contas brasileiros à Resolução Conjunta IRB e Atricon nº 001/2022, que dispõem sobre as diretrizes de implementação da política de governança.
O Comitê irá promover iniciativas de disseminação e compartilhamento de boas práticas de ações já consolidadas por outros Tribunais de Contas, especialmente nas áreas de Controle, Gestão de Riscos, Governança e Compliance.