Foram realizadas, na tarde desta terça-feira (28), as reuniões dos Comitês Técnicos do Instituto Rui Barbosa (IRB), antecedendo a programação científica do VIII Congresso Internacional de Controle e Políticas Públicas que terá início nesta quarta-feira (1º/3) e prossegue até sexta-feira (3/3), em Salvador-BA.
“Mostraremos que o controle aumenta a confiança nas instituições, no governo. Confiança é essencial para quem quer ir bem, se desenvolver. Aqui na Bahia, celebramos 100 anos da passagem de Ruy Barbosa, que deu uma grande contribuição para os Tribunais de Contas, a literatura brasileira, o Federalismo, o ‘Pai fundador da República no Brasil’”, destacou o Presidente do IRB, Conselheiro Edilberto Pontes.
O Comitê Técnico de Ouvidorias, Corregedorias e Controles Interno e Social, sob a presidência do Conselheiro Gilberto Jales, Presidente do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte (TCE-RN), reuniu seus membros na Sala Tieta do Agreste. Em paralelo, o Comitê Técnico de Estudos e Sistematização da Administração Pública, que tem como presidente o Ouvidor do Tribunal de Contas do Estado do Amapá (TCE-AP), Conselheiro Reginaldo Parnow, se reuniu na Sala Tereza.
Já o Comitê Técnico de Auditoria do Setor Público, presidido pelo Conselheiro Inaldo Paixão, do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA), discutiu, na Sala Itaparica, sobre “A importância da disseminação das NBASP – Normas Brasileiras de Auditoria do Setor Público”.
Ainda no primeiro dia de encontros, ocorreu a Reunião da Diretoria do Instituto Rui Barbosa, onde foram aprovadas, sem ressalvas, a prestação de contas – exercício – 2022, do Instituto. As Reuniões temáticas e de entidades representativas do Sistema Controle Externo terão continuidade na manhã desta quarta-feira (1º/3). Acesse a programação.