IRB 50 anos: um marco na história dos Tribunais de Contas

Equipe Instituto Rui Barbosa

Em 12 de outubro de 1973, durante o VII Congresso dos Tribunais de Contas do Brasil, realizado no Teatro da Paz, em Belém-PA, foi aprovada a criação do, então denominado, Instituto Ruy Barbosa, entidade de apoio técnico aos Tribunais de Contas brasileiros para o desenvolvimento de pesquisas, estudos, investigação sobre métodos e controle na fiscalização orçamentária e financeira da Administração Pública.

Ao longo de sua história, o Instituto Rui Barbosa (IRB) tem atuado incessantemente na modernização e aprimoramento do Controle Externo brasileiro, promovendo o aperfeiçoamento técnico-profissional dos Membros e servidores dos Tribunais de Contas de todo país, bem como de seus jurisdicionados e sociedade civil, além de estabelecer relevantes parcerias com entidades nacionais e internacionais visando à melhoria das políticas públicas em benefício da sociedade.

Em 2023, o IRB completa 50 anos. Um caminho que foi pavimentado a partir do trabalho colaborativo entre os que fazem o Sistema Tribunais de Contas do Brasil, na honrosa missão diária de convergir saberes e ampliar o conhecimento.

A partir desta segunda-feira (12) se inicia uma agenda de ações comemorativas alusivas ao Jubileu de Ouro do IRB. Todas as ações serão amplamente divulgadas em nossos canais de comunicação.

Iniciamos com o lançamento oficial da nova logomarca do Instituto, construída com um design pensado na união entre o clássico e o moderno, com uma visão de futuro pautada na longevidade e inovação.

Até o dia 12 de outubro, deste ano, muitas novidades serão compartilhadas. Acompanhe os canais de comunicação do IRB, e participe de todos estes momentos.

Instituto Rui Barbosa, há 50 anos atuando como “A Casa do Conhecimento dos Tribunais de Contas”.