IRB capacita servidores do TCE-PR sobre Normas Brasileiras de Auditoria do Setor Público – NBASP

21 de março de 2019 por em Notícias

Na abertura do curso, o presidente, conselheiro Nestor, elogiou a atuação do conselheiro Bonilha à frente do IRB

O Instituto Rui Barbosa (IRB) e o Fórum Nacional de Auditoria realizaram, nos dias 12 e 13 de março, curso sobre as Normas Brasileiras de Auditoria do Setor Público (NBASP) para servidores do TCE-PR. A capacitação, que envolveu aproximadamente 130 pessoas, foi promovida no auditório e contou com o apoio da Escola de Gestão Pública do TCE-PR e do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM).

O curso foi aberto pelos conselheiros do TCE-PR Nestor Baptista, presidente da corte e Ivan Bonilha, presidente do IRB. A palestra de abertura foi ministrada pelo conselheiro do TCE-AM Érico Xavier Desterro e Silva. O presidente do TCE paranaense destacou que “Bonilha faz um trabalho extraordinário à frente do IRB e Desterro é um dos melhores conselheiros do país, reconhecido internacionalmente”.

Bonilha informou que a intenção do IRB ao promover o curso é suprir uma grande carência dos TCs de forma geral: o conhecimento das NBASP. “Este encontro é preparatório para um encontro nacional que faremos em Curitiba. Com essas ações, queremos demonstrar para a sociedade que estamos trabalhando muito para melhorar nossa prestação de serviço”, afirmou o conselheiro, que preside o órgão de estudos, pesquisas e capacitação dos tribunais de contas brasileiros no biênio 2018-2019.

Na palestra de abertura, Desterro afirmou que as NBASP devem ser efetivamente implementadas pelos TCs. “Algo que, infelizmente, ainda não ocorre plenamente hoje. E nós não conseguiremos implementá-las se não tivermos uma boa governança, que deve ser algo sistêmico, adotado pelo órgão como um todo”, afirmou o conselheiro do TCE-AM, que em seguida participou de uma mesa de discussão, integrada também pelo coordenador-geral de Fiscalização do TCE-PR, Rafael Ayres.

O curso foi ministrado por quatro analistas de controle do TCE-PR – Crislayne Cavalcante de Moraes, Denise Gomel, Marcio José Assumpção e Nelson Granato Neto – e pelos servidores do TCE da Bahia, José Raimundo Basto de Aguiar e do TC do Distrito Federal Luiz Genédio Mendes Jorge.

Entre as normas abordadas, destacaram-se aquelas relativas à independência, valores e benefícios dos TCs, controle de qualidade das auditorias, princípios fundamentais de auditoria do setor público e noções básicas sobre auditoria financeira, operacional e de conformidade.

Publicadas pela primeira vez em 2015, pelo IRB, as NBASP são fruto de anos de trabalho da instituição. Diretamente relacionadas às ISSAIs, que são as normas de auditoria elaboradas pela Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras superiores (INTOSAI), elas têm como objetivo dar suporte ao trabalho do auditor que atua no setor público, conferindo qualidade, credibilidade, transparência, imparcialidade e segurança aos relatórios produzidos por esse profissional.

Fonte: comunicação TCE-PR