IRB e IETEI realizarão diagnóstico sobre Controle Externo Ambiental no Brasil e Argentina

Equipe Instituto Rui Barbosa

Representantes do Instituto Rui Barbosa (IRB) e do Instituto de Estudos Técnicos e Investigação da Argentina (IETEI) reuniram-se, nessa quarta-feira (03/07), de forma virtual, para dar início a condução dos trabalhos referentes ao “Estudo do Desenvolvimento do Controle Ambiental nos Organismos Subnacionais de Controle Externo do Brasil e Argentina”. A iniciativa visa promover a melhoria da Governança e Políticas Públicas ambientais em ambos os países, contribuindo para a solução de problemas socioambientais e fomentando uma sociedade mais sustentável.

Participaram do momento, representando o Instituto Rui Barbosa a Gerente de Políticas Públicas, Ana Perpétua Ellery Corrêa; e Anete Jane Marques, integrante do Comitê Técnico de Meio Ambiente e Sustentabilidade do IRB e servidora do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), além de Gustavo Medina, também servidor do TCE amazonense. O ITEI esteve representado pelas pesquisadoras Letizia Paprocki e Teresita Geat.

Durante a reunião, ficou deliberado a construção de um formulário unificado de pesquisa que possa ser aplicado junto aos órgãos de Controle Externo dos dois países, a fim de se identificar estrutura institucional, capacidade administrativa e recursos financeiros e humanos disponíveis; analisar os normativos acerca da temática; e identificar as variáveis para o desenvolvimento da Auditoria Ambiental Governamental (AAG).

O estudo será concluído com a apresentação de um diagnóstico da atual situação do Controle Externo Ambiental no Brasil e na Argentina, além de propor recomendações para a implementação de Auditorias Ambientais.