IRB e Senado Federal celebram acordo de cooperação visando ao intercâmbio de conhecimentos entre Legislativo e o Sistema de Controle Externo

Equipe Instituto Rui Barbosa

Na tarde desta quarta-feira (04/09), o Instituto Rui Barbosa (IRB) e o Senado Federal assinaram um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) visando ao intercâmbio de conhecimentos e a promoção de ações multidisciplinares entre o Poder Legislativo e o Sistema de Controle Externo, fomentando o aperfeiçoamento técnico-profissional dos servidores que integram os Tribunais de Contas brasileiros e a Casa da Federação.

O ACT foi formalizado durante cerimônia realizada na Diretoria-Geral do Senado Federal, em Brasília-DF, onde a Diretora-Geral Ilana Trombka, e o Presidente do Instituto Rui Barbosa, Conselheiro Edilberto Pontes, assinaram o documento, assim como o Diretor-Executivo do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), Fernando Boarato Meneguin. O ILB será o responsável por representar o Senado Federal na execução do Acordo.

“Para nós que fazemos o Instituto Rui Barbosa é uma grande honra e uma imensa alegria, como a Casa do Conhecimento dos Tribunais de Contas, que possui 50 anos de história, celebrar esse acordo com o Senado Federal. É um fato importantíssimo para IRB, dada a capilaridade que o ILB possui em todos os municípios brasileiros, e eu tenho certeza de que será uma parceria bem-sucedida”, declarou o Presidente do IRB.

Na oportunidade, Ilana Trombka destacou a importância do trabalho em rede e com a participação de diversos segmentos da Administração Pública. “Estamos convencidos que, o que nos move é a vontade de aprender; e aprender não é algo que se faça sozinho. E quando esse processo de aprendizagem coloca lado a lado instituições que tem ao fim, e ao cabo, o mesmo objetivo de fazer uma sociedade mais justa, temos a certeza de que será algo de muito sucesso para todos. Então, para nós é uma alegria ter o IRB fazendo parte desta rede”.

O momento foi prestigiado pelos Conselheiros Sebastião Helvecio, Vice-Presidente de Ensino, Pesquisa e Extensão do IRB; e Inaldo da Paixão, Vice-Presidente de Auditoria do Instituto, além do Coordenador-Geral, Juraci Muniz Junior.

 

Sobre o Acordo

O Acordo de Cooperação Técnica (ACT) entre o Senado Federal e o Instituto Rui Barbosa (IRB) tem como objetivo promover a cooperação técnico-científica e cultural, facilitando o intercâmbio de conhecimentos, informações e experiências. Esse acordo visa à formação, ao aperfeiçoamento e à especialização técnica de recursos humanos, além do desenvolvimento institucional das partes envolvidas. Por meio da implementação de ações, programas, projetos e atividades de interesse comum, o acordo busca fortalecer a capacitação e a modernização dos serviços prestados pelo Senado e pelo IRB.

A assinatura deste acordo representa um marco importante para o Sistema de Controle Externo brasileiro, pois fortalece a parceria entre instituições fundamentais para a governança pública. A cooperação mútua não só amplia as oportunidades de capacitação e especialização dos servidores, mas também contribui para a eficácia e eficiência dos órgãos da Administração Pública, promovendo uma gestão mais qualificada e alinhada com os princípios democráticos.