IRB EM PARCERIA COM O TCE-RJ LANÇOU O CURSO ONLINE “INTRODUÇÃO À AUDITORIA DE OBRAS PÚBLICAS”  

Equipe Instituto Rui Barbosa

Evento realizado pelo Instituto Rui Barbosa, IRB, com o Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro, TCE-RJ e a Escola de Contas do TCE-RJ lançou o curso “Introdução à Auditoria de Obras Públicas”, em solenidade virtual, nesta quinta-feira, 24/03.

O presidente do IRB, vice-presidente do TCE-CE, Edilberto Pontes fez a abertura do encontro frisando  “a importância de um curso dessa natureza com temas tão relevantes e que tem à frente o Instituto Serzedello Corrêa”. E complementou:

“O IRB está muito feliz em participar deste curso e de sua abertura. Parabeniza a todos os Tribunais de Contas envolvidos”.

O presidente do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro, Rodrigo Nascimento, que foi o anfitrião da tarde, ressaltou que o curso tem por objetivo “proporcionar ao maior número possível de servidores dos Tribunais de Contas a compreensão das etapas e atividades da auditoria em obras públicas a partir das normas brasileiras de auditoria”.

Também participaram do evento o presidente do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas, CNPTC e presidente do TCM-GO, Joaquim de Castro (TCM-GO); o presidente do TCE-RN, Paulo Roberto Chaves.

Além das autoridades alguns membros do corpo docente do curso fez pronunciamento na abertura, assim como a diretora-geral da Escola de Contas e Gestão do Estado do Rio de Janeiro, Karen Dutra. A ECG é responsável pelo apoio técnico e pedagógico. E ainda o coordenador-geral do IRB, Juraci Muniz e  a assessora da vice-presidência de Relações Institucionais do IRB, Crislayne Cavalcanti.

A transmissão da abertura foi realizada pelo canal da Escola de Contas e Gestão do TCE-RJ.

Histórico Do Curso

Iniciativa do IRB, junto ao ISC, que destinou vagas do curso “Auditoria de Obras Públicas” para os cinco Tribunais de Contas, um de cada região do país, que mais cooperam e interagem com ações da Rede das Escolas de Contas. O pré-requisito foi a indicação de servidores que atuassem na área de fiscalização de obras e que se disponibilizassem a serem docentes na replicação do curso aos demais Tribunais de Contas e respectivos servidores. Os Tribunais selecionados foram: TCE-PR, TCE-RJ, TCE-RN, TCE-RS, TCM-GO.

Os servidores indicados realizaram o curso do ISC e, posteriormente, com o apoio pedagógico e técnico da Escola de Contas do TCE-RJ, desenvolveram uma adaptação do conteúdo, considerando sua aplicabilidade nos Tribunais de Contas dos Estados e Municípios.