IRB integrou mesa-redonda de debates sobre papel das escolas de governo para a Agenda 2030

Equipe Instituto Rui Barbosa

“Conhecer para agir: o papel das escolas de governo na construção de capacidades para a Agenda 2030 no serviço público” foi o tema da mesa-redonda de debates realizada na tarde dessa quinta-feira (1º), de forma virtual, integrando as ações vinculadas à 6ª edição da Semana da Avaliação em Escolas de Governo – SAEG, que ocorrerá nos dias 14 e 15 de setembro, em Genebra, na Suíça.

Atuando como “A casa do Conhecimento dos Tribunais de Contas”, o Instituto Rui Barbosa (IRB), que em 2023 completará 50 anos, esteve presente na mesa-redonda de debates, sendo representado pelo seu Coordenador-Geral, Juraci Muniz Júnior.

Com a importante missão de convergir saberes e ampliar conhecimentos, o IRB desenvolve no âmbito do Sistema Tribunais de Contas do Brasil a modernização do Controle Externo, o contínuo aperfeiçoamento profissional dos Membros e servidores das Cortes de Contas e da Administração Pública, a produção e publicação de obras técnico-científicas, além de contribuir com a avaliação de políticas públicas em benefício da sociedade.

Juraci Muniz explicou aos participantes da mesa-redonda e a todos os que assistiam ao momento, de forma simultânea pelo canal do Conselho Nacional de Secretários de Estado de Administração (CONSAD), no YouTube, as atividades desenvolvidas pelo IRB, dando destaque ao trabalho dos 19 Comitês Técnicos que compõem a estrutura organizacional do Instituto, que auxiliam os Tribunais de Contas nas mais diversas áreas da Administração Pública.

O Coordenador-Geral do IRB discorreu, ainda, acerca das contribuições do Instituto para o efetivo alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que compõem a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Ele destacou o ODS 17 – Parcerias e Meios de Implementação, elencando as diversas parcerias firmadas entre o IRB e instituições nacionais e internacionais.

A mesa-redonda foi composta, ainda, pelos representantes da SAEG: Brayam Rodrigues e Priscilla Dias, e o Diretor da Associação das Escolas do Legislativo e de Contas (ABEL) para a Região Sul, Ricardo Simas.