IRB participa da cerimônia de abertura da Competição Internacional de Direito em Manaus

Equipe Instituto Rui Barbosa

Teve início, na tarde dessa quarta-feira (10), a International Negotiation Competition (INC), em Manaus, no Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM). A competição, que ocorre pela primeira vez na América Latina, tem foco na negociação jurídica e internacional para estudantes de direito de todo o mundo. O evento objetiva o debate de temas como Geopolítica, Mudanças Ambientais, Tecnologia e Direitos Humanos. O Brasil é representado por estudantes de direito da Universidade de São Paulo (USP).

O Conselheiro Edilberto Pontes, Presidente do Instituto Rui Barbosa (IRB), esteve presente na cerimônia de abertura. Em sua fala, o conselheiro destacou a importância do espírito de negociações e o valor do diálogo. “Celebrar a negociação é essencialmente celebrar o diálogo, o valor do diálogo. Uma negociação boa é uma negociação que todos ganham, é marcada por valores como integridade, clareza, empatia pelo interesse do outro”.

O Conselheiro Júlio Pinheiro, Coordenador Geral da Escola de Contas do Amazonas (ECP) e Presidente do Comitê Técnico de Meio Ambiente e Sustentabilidade do IRB, também esteve presente compondo o dispositivo de honra.  “Destacamos aqui a importância desse evento para nós do Tribunal de Contas, que estamos nesse estado gigantesco de dimensões continentais, que é muito representativo para o Brasil e o mundo, os biomas existentes aqui no nosso estado são verdadeiras riquezas da humanidade”, mencionou o conselheiro.

A Competição Internacional de Direito foi criada em 1998, se destaca como o maior evento na área, e tem como objetivo principal a capacitação de líderes e profissionais para a resolução de conflitos. A edição de 2024 possui equipes da Austrália, Canadá, Inglaterra, Índia, Indonésia, Itália, Irlanda, Japão, Nova Zelândia, Irlanda do Norte, Escócia, Singapura, Estados Unidos e País de Gales.