O Vice-Presidente de Ensino, Pesquisa e Extensão do Instituto Rui Barbosa (IRB), Conselheiro Sebastião Helvecio, que também preside os Comitês Técnicos de Gestão da Informação e do Conhecimento e o da Saúde, representou o Instituto durante a sessão solene de entrega do Grande-Colar do Mérito do Tribunal de Contas da União (TCU), evento que integra o calendário da semana de comemorações alusivas aos 130 anos de instalação da Corte de Contas Federal.
“Sinto-me muito honrado em presidir esta sessão. Trata-se de uma oportunidade ímpar de homenagear pessoas muito caras para mim, pessoalmente, para a Corte e para a vida Nacional”, ressaltou o Presidente do TCU, Ministro Bruno Dantas, durante a abertura da sessão.
Foram agraciados com a honraria do Grande-Colar do Mérito do Tribunal de Contas da União: o ex-presidente da República, Michel Temer; o Ministro Emérito do TCU e atual Ministro de Estado da Defesa, José Mucio Monteiro; Ludhmila Hajjar, médica cardiologista; Paulo Hartung, economista e ex-governador do estado do Espírito Santo; o jornalista Ribamar Oliveira – in memoriam -, representado por sua filha, Júlia Lago; o médico infectologista Esper Kallas, representando o Instituto Butantan; e o Presidente da Fundação Oswaldo Cruz, Mário Moreira.
O discurso em homenagem aos agraciados com a honraria foi proferido pelo Vice-Presidente do TCU, Ministro Vital do Rêgo, que destacou a relevância social de cada deles. “O reconhecimento dos nossos expoentes é mais do que um simples momento de congratulações. Tais celebrações permitem a valorização de pessoas e instituições que fazem a diferença na nossa coletividade”, disse o Ministro.
“Este Tribunal homenageia a liderança, o dever cívico e as ações virtuosas de cada um de nós. Que essas ações se eternizem e sirvam de exemplo para as novas gerações.”, considerou a médica Ludhmila Hajjar, ao proferir sua fala de agradecimento em nome dos homenageados.