Em evento realizado nessa terça-feira (02/07), no auditório da sede estadual, o Sebrae/CE celebrou e homenageou as Salas do Empreendedor que conquistaram o Selo Diamante de Referência no Atendimento. Fruto da parceria entre o Sebrae/CE e os municípios cearenses, as Salas do Empreendedor são locais de atendimento das prefeituras, que têm como objetivo estimular o empreendedorismo, facilitando o processo de abertura de empresas e sua regularização, além de fornecer auxílio aos empreendedores.
Parceiro Institucional do Sebrae/CE, o Instituto Rui Barbosa (IRB) foi convidado a participar da solenidade de premiação. O Coordenador-Geral do IRB, Juraci Muniz, esteve presente representando o Presidente do Instituto, Conselheiro Edilberto Pontes. Em sua fala, o Coordenador ressaltou a importância das parcerias estabelecidas com o Sebrae para o desenvolvimento do Sistema Tribunais de Contas do Brasil. “O Sebrae hoje é um grande parceiro dos Tribunais de Contas, não só em eventos institucionais que estão voltados à educação e formação técnica, mas, principalmente, no desenvolvimento, de parcerias, ideias e projetos, no sentido de melhorar a gestão pública, e que deságua nesse tipo de iniciativa que estamos prestigiando hoje, na certificação das salas do empreendedor.”
No Brasil, 656 salas se inscreveram para o Selo de referência em atendimento, nas categorias prata, bronze, ouro e diamante, das 198 salas certificadas com selo diamante 19 salas são cearenses. Esse quantitativo coloca o estado do Ceará como referência, pois representa o maior número das regiões norte e nordeste, e o terceiro maior número de salas premiadas a nível nacional. No Ceará, existem hoje 165 salas em 153 municípios. O selo Diamante é um reconhecimento pela qualidade de atendimento e serviços prestados.
A política visa a orientação e auxílio de empreendedores, facilitando processos necessários para abertura de empresas e regularização, além disso, os agentes de desenvolvimento recebem capacitações e treinamentos constantes. A Sala do Empreendedor é uma medida que possibilita ao município o aumento da receita e adequação à legislação, estabelecendo uma relação direta com o empreendedor e lhe fornecendo um espaço de acompanhamento. Através da oferta de serviços de formalização, orientação em gestão e desenvolvimento de negócios, os municípios viabilizam que empreendedores iniciem suas atividades.