Nesta quarta-feira, 27/4, o presidente Edilberto Pontes e membros da diretoria do Instituto Rui Barbosa (IRB) participaram da abertura do Seminário “O Uso da Tecnologia e o Controle a Serviço da Cidadania, no Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG).
O evento, promovido pelo TCE mineiro, é uma realização em parceria com o IRB e entidades do sistema de controle externo: Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon); a Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (ABRACOM) e o Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG).
A conferência de abertura foi realizada pelo Professor Doutor Denilson Feitoza Pacheco, presidente da Associação Internacional para Estudos de Segurança e Inteligência e Procurador do Ministério Público de Minas Gerais.
Como parte da programação, o presidente Edilberto Pontes participou também como painelista na temática: “As entidades de representação e o uso da tecnologia da informação nos Tribunais de Contas do Brasil”.
O seminário abordou diversificados temas sobre Tecnologia da Informação e a Cidadania, dentre elas, a relevância das entidades de representação, a integração dos Tribunais de Contas, os sistemas de inteligência artificial no domínio da justiça e no controle externo e a efetividade do direito à cidadania tanto no Brasil quanto na União Europeia.
No decorrer do encontro o vice-presidente de Ensino, Pesquisa e Extensão do IRB, conselheiro Sebastião Helvécio (TCE-MG) e membro do Centro de Altos Estudos em Controle e Administração Pública do Tribunal de Contas da União (TCU) foi homenageado com o lançamento da obra da editora Fórum intitulada Controle Externo no Século XXI; Homenagem a Sebastião Helvecio — conselheiro, educador e cidadão do mundo.
A obra contou com a coordenação dos conselheiros Cláudio Couto Terrão e Durval Ângelo Andrade, ambos do TCE de Minas Gerais.
Com imagens de Luiz Gustavo Ribeiro e de Thiago Rios Gomes – TCE-MG