IRB prestigia inauguração de prédio anexo do TCE-MA

Comunicação IRB

“Um prédio apenas não basta: ele só atinge sua finalidade quando abriga atividades humanas”. Com esse pensamento eternizado na placa de inauguração, o TCE-MA realizou, na sexta-feira (23), as festividades de abertura do seu prédio anexo. Ainda como parte das comemorações dos 70 anos de funcionamento da instituição, a festa teve participação da banda da Polícia Militar, do cantor Fernando de Carvalho, uma apresentação especial do cantor e violonista Francisco Sydevaldo, servidor da instituição, além de uma palestra proferida pelo ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), o maranhense Reynaldo Soares da Fonseca.

A festa contou com a presença de representantes do sistema Tribunais de Contas de vários estados, entre eles o presidente do Instituto Rui Barbosa – IRB, conselheiro Ivan Lelis Bonilha, o presidente do TCE-PR, conselheiro Durval Amaral, o presidente da da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil – Atricon, conselheiro Fábio Túlio Nogueira (TCE-PB), e o presidente do TCE-CE, conselheiro Edilberto Pontes. Também se fizeram presentes o procurador-geral de justiça, Luiz Gonzaga Martins Coelho, a superintendente da Unidade Regional do Maranhão da Controladoria Geral da União (CGU), auditora Leylane Maria da Silva, os deputados federais Hildo Rocha e Julião Amin, o deputado estadual Zé Inácio, além dos conselheiros Raimundo Oliveira, Álvaro César, Nonato Lago, Jorge Pavão, Washington Oliveira, conselheiro aposentado Yedo Lobão, conselheiro-substituto Osmário Guimarães, dos procuradores de Contas Flávia Gonzalez Leite, Douglas Paulo da Silva e Paulo Henrique, muitos auditores, técnicos e outros tantos servidores do TCE-MA.

O prédio anexo abrigará setores essenciais ao funcionamento do TCE, com instalações adequadas para melhor funcionamento de Escola Superior de Controle Externo (Escex), Protocolo e Arquivo, Tecnologia da Informação e dos gabinetes de conselheiros, conselheiros-substitutos e procuradores de Contas, dentre outros. Com área útil superior ao da sede principal, o novo prédio conta com inovações de caráter sustentável, como reservatório de água reciclável, além de amplo estacionamento, com capacidade para 677 veículos, abrigando ainda estúdio de gravação, e um pequeno auditório com capacidade para 44 pessoas, sala de som e duas amplas salas de aula.

Esses equipamentos serão fundamentais para a ampliação dos programas de capacitação oferecidos anualmente pelo TCE, que assim espera potencializar a dimensão pedagógica de sua atuação, essencial para o controle preventivo.

“O caráter absolutamente funcional de uma estrutura como esta é indispensável ao aperfeiçoamento dos tribunais, fazendo-nos avançar na melhoria de nossos serviços e na concretização de nosso papel constitucional. Nessa busca, os tribunais de contas vêm, cada vez mais, solidificando um movimento de aproximação com a sociedade, caminho hoje irreversível”, observou o presidente do TCE.

Foram homenageados com a medalha Ruy Barbosa, que é a maior honraria ofertado pelo TCE (a norma permite apenas 5 por ano), as seguintes personalidades: Reynaldo Soares da Fonseca, ministro do STJ; Flávio Dino (a medalha foi entregue ao Vice-Governador Carlos Brandão); Ivan Bonilha, presidente do Instituto Rui Barbosa – IRB; Fábio Túlio Nogueira, presidente da Associação Nacional dos membros dos Tribunais de Contas – Atricon;; e Elildes Belfort, procuradora do Estado, ex-servidora do TCE-MA.

Fonte: TCE-MA

Tags: Homenagem