IRB promove aula para gestores e servidores do Controle Externo sobre “Gestão de Equipes de Auditoria”

Equipe Instituto Rui Barbosa

O Instituto Rui Barbosa (IRB), por meio do seu Comitê Técnico de Estudos e Sistematização da Administração Pública (CTESAP), promoveu, nesta terça-feira (29/10), uma aula on-line para gestores e servidores da área de Controle Externo dos Tribunais de Contas brasileiros com o tema “Gestão de Equipes de Auditoria”. A capacitação foi ministrada pelo consultor e Ph.D. Phillip R. Herr, da empresa norte-americana Decision Analysis Partners (DAP). A capacitação integra as ações planejadas no âmbito do Termo de Contratação do Serviço de Assistência Técnica firmado entre o IRB e a Agência de Comércio e Desenvolvimento dos Estados Unidos (USTDA).

A formação teve como objetivo aprimorar as competências de servidores que atuam na fiscalização de contratações públicas, fortalecendo as práticas de auditoria nas Cortes de Contas em todo o Brasil. A aula compõe, ainda, o programa de Capacitação Nacional em Auditoria de Contratações Públicas, realizado em agosto, deste ano, na sede do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCM-SP).

Phillip R. Herr, que possui 35 anos de experiência na área de auditoria operacional, trabalhou no Government Accountability Office (GAO) dos EUA, onde se aposentou em 2016 como Diretor Administrativo da equipe de Infraestrutura Física. Desde então, Herr atua como consultor e instrutor de auditores americanos e internacionais, abordando técnicas avançadas de auditoria operacional.

 

Conteúdo

Durante a aula, que contou com tradução simultânea para a língua portuguesa, o instrutor Phillip Herr apresentou os principais desafios e boas práticas para a gestão eficaz de equipes de auditoria. Os temas incluíram a formação de equipes, controle de prazos, e aproveitamento de conhecimentos adquiridos em auditorias anteriores. Além disso, destacou-se a importância do conhecimento das habilidades individuais dos auditores, ética e integridade, habilidades comportamentais para a gestão de equipes, resolução de conflitos e estratégias para garantir uma comunicação eficaz dentro da equipe.

A capacitação reuniu gestores de 28 Tribunais de Contas, totalizando 185 servidores que exercem funções diretamente ligadas à atividade-fim desses Tribunais. O curso contribui para o aperfeiçoamento da atuação desses profissionais, aprimorando a fiscalização e o controle da aplicação dos recursos públicos em todo o país.

 

Acordo

O Acordo firmado pelo Instituto Rui Barbosa (IRB) e a Agência de Comércio e Desenvolvimento dos Estados Unidos (USTDA) tem por objetivo analisar as auditorias realizadas pelos Tribunais de Contas brasileiros a respeito das compras públicas promovidas com base na Nova Lei de Licitações (Lei nº 14.133/2021) feitas pelos órgãos sob sua jurisdição.

A escolha da empresa prestadora do serviço de assistência técnica, objeto do Acordo firmado entre o IRB e a USTDA, seguiu a um rigoroso processo seletivo conduzido pelo Comitê Técnico de Estudos e Sistematização da Administração Pública do IRB (CTESAP-IRB), por meio de um Grupo de Trabalho (GT) multiprofissional designado especificamente para esse fim, e que procedeu à seleção e análise do plano de trabalho, conforme os requisitos previstos em Edital, realizando um levantamento das práticas de auditoria em compras nos Tribunais brasileiros.

A assistência técnica vem sendo desenvolvida a partir do trabalho da consultoria Decision Analysis Partners, empresa vencedora do processo seletivo, voltado a avaliar e tecer recomendações sobre o custo-benefício das auditorias de desempenho nas compras públicas com base na Nova Lei de Licitações, Lei nº 14.133/2021, melhorar a capacidade das equipes de auditoria dos Tribunais de Contas do Brasil através de treinamentos e implementação do projeto piloto nas quatro Cortes de Contas selecionadas. Para este momento inicial da prestação do serviço de assistência técnica, foram selecionados cinco Tribunais de Contas de Contas brasileiros: TCE-AP, TCE-CE, TCE-ES, TCE-PR e TCU.