O Instituto Rui Barbosa (IRB) realizou, nesta quinta-feira (27/02), uma série de atividades em Brasília-DF, sediadas no Instituto Serzedello Corrêa (ISC), Escola de Gestão do Tribunal de Contas da União (TCU). Entre os compromissos, destacou-se a reunião da Diretoria e dos Presidentes dos Comitês Técnicos do IRB, que alinhou estratégias e metas para fortalecer a atuação do Instituto no controle externo e na melhoria das políticas públicas.
Ao abrir a reunião, o Presidente do IRB, Conselheiro Edilberto Pontes, enfatizou a importância da atuação integrada dos Tribunais de Contas brasileiros e da colaboração dos Comitês Técnicos. “A força do Instituto Rui Barbosa está na união dos Tribunais de Contas e na atuação descentralizada dos nossos Comitês Técnicos, que trabalham de forma autônoma, mas sempre alinhados a um propósito comum: aprimorar o controle externo e contribuir para políticas públicas mais eficazes”, ressaltou.
Durante o encontro, Edilberto Pontes apresentou o Relatório de Atividades 2024, documento que sistematiza as principais ações desenvolvidas pelo IRB no último ano. O relatório já está disponível para acesso pelo link: https://bit.ly/41yYavW.
Na sequência, o Presidente do IRB destacou os planos da gestão para expandir a atuação do Instituto, tanto no cenário nacional quanto internacional, com ênfase na ampliação da oferta de educação continuada, publicações técnico-científicas e pesquisas voltadas ao aperfeiçoamento das políticas públicas baseadas em evidências.
Por fim, os Presidentes dos Comitês Técnicos do IRB apresentaram um balanço das atividades realizadas e compartilharam o planejamento para 2025. Entre os destaques, foram mencionadas a realização de eventos nas mais diversas temáticas, o estabelecimento de novas parcerias institucionais e a contribuição dos Comitês na formulação e avaliação de Políticas Públicas, reforçando o papel estratégico do IRB na qualificação da gestão pública.