IRB realiza Fórum Nacional de Auditoria no Rio de Janeiro

1 de julho de 2019 por em Notícias

Dando sequência à série de encontros pelo Brasil, o Instituto Rui Barbosa realiza hoje e amanhã (dia 01/07 e 02/07), em parceria com o Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ), o Fórum Nacional de Auditoria. O objetivo do Fórum, que conta com apoio institucional da Abracom e Atricon. é tratar de indicadores e da adequação dos TCs às normas internacionais de contabilidade pública, com a meta de atuar todos com autonomia mas em sinergia de dados e informações.

Na abertura do encontro, a presidente do TCE-RJ, conselheira Mariana Montebello, agradeceu a todos e em especial a confiança que o IRB em contar com a parceria do TCE-RJ para sediar o evento. Ela também agradeceu o conselheiro Igor dos Reis Fernandes, que está representando o TCM-RJ e foram parceiros na realização do evento. Pessoalmente, Mariana se disse satisfeita com o olhar do fórum às auditoria operacionais. “A análise dos três E (Eficiência, Eficácia e Economicidade) abre espaço de atuação dos TCs para auxiliar no aperfeiçoamento da gestão pública. É um desafio para os TCs melhorarem e construírem estratégias para auxiliarem a gestão pública”, ressaltou.

 

Presidente do TCE-RJ, conselheira Mariana Montebello, durante abertura do Fórum Nacional de Auditoria do IRB

Bonilha: TCs são avaliadores da gestão pública

A presidente do TCE-RJ disse que este é um campo de desenvolvimento dos TCs, enfatizando a importância da atuação dos órgãos de controle para além da punição do gestor. Aproveitou a oportunidade para destacar o trabalho do IRB na área de capacitação dos servidores e com muita excelência. Agradeceu diretamente o conselheiro Sebastião Helvecio (TCE-MG), vice-presidente de Relações Institucionais do IRB, presente ao evento e que foi pioneiro nesta área de capacitação.

Na abertura do encontro, o presidente do IRB, conselheiro Ivan Lelis Bonilha, ressaltou o discurso da conselheira Mariana no sentido de que os TCs devem ser avaliadores da gestão pública. “Na medida em que temos esta responsabilidade, nada mais responsável do que fazermos encontros para dissecarmos as normas internacionais de auditoria e com isto nos tornarmos aferidores da gestão”, assinala.

O conselheiro Inaldo Paixão (TCE-BA), vice-presidente de Auditoria, parabenizou a forma como o presidente vem conduzindo o IRB, e ressaltou a presença feminina nos TCs na figura da conselheira Mariana. Já o conselheiro Igor dos Reis Fernandes, representando o TCM-RJ, agradeceu o convite por estar representando o Tribunal e parabenizou os trabalhos do IRB, em nome do conselheiro Ivan Bonilha. Ele ressaltou ainda que vem estudando sobre o papel dos TCs na avaliação de politicas públicas e disse que os TCs são parte importante para que os governos tenham êxito ao realizar o controle externo.

 

    Cartão