IRB realiza reunião da Diretoria durante celebrações dos 90 anos do TCE-RS

Equipe Instituto Rui Barbosa

O Instituto Rui Barbosa (IRB) realizou, na manhã desta quarta-feira (25/6), Reunião da Diretoria, conduzida pelo Presidente da entidade, Conselheiro Edilberto Pontes. O encontro foi promovido de forma híbrida, com parte dos Membros presentes no Auditório Francisco Juruena, no Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul (TCE-RS), e demais participantes conectados on-line. O encontro integrou a programação comemorativa pelos 90 anos do TCE-RS.

Durante a reunião, foram debatidos temas estratégicos para o fortalecimento das ações do IRB e dos Tribunais de Contas em âmbito nacional e internacional. A pauta contemplou a programação de eventos do segundo semestre deste ano, incluindo encontros técnicos, cursos e congressos voltados à auditoria, comunicação, educação, inovação e sustentabilidade. Entre os destaques está a realização do I Congresso de Inovação dos Tribunais de Contas do Brasil, previsto para outubro, em Fortaleza-CE, com o objetivo de promover a troca de experiências e estimular a cultura da inovação no setor público.

Também foram abordados os preparativos para o II Curso de Estudos Avançados, que ocorrerá em São Paulo, em parceria com a Universidade de São Paulo (USP), e incluirá visitas culturais e atividades de imersão técnica. Outro ponto relevante foi a atualização sobre o Prêmio Innovatio, iniciativa do IRB e da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) que busca reconhecer boas práticas de inovação no âmbito dos Tribunais de Contas. A cerimônia de premiação está prevista para a Semana Nacional da Inovação, em outubro.

A reunião contou ainda com informes sobre a nova edição da Revista Técnica dos Tribunais de Contas (RTTC), que será lançada durante o IV Congresso Internacional dos Tribunais de Contas, em dezembro.

Ao final da pauta, o Presidente do IRB abriu espaço para manifestações dos Conselheiros presentes. As intervenções trouxeram contribuições relevantes, como o destaque às iniciativas do Instituto na área da previdência, a importância do fortalecimento da atuação dos Tribunais de Contas nos temas ambientais e a necessidade de alinhamento para a participação conjunta na programação da 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP 30). Também foram mencionados eventos de grande relevância previstos para os próximos meses, como o Encontro Nacional de Corregedorias, Controles Internos e Ouvidorias dos Tribunais de Contas (ENCCO), em setembro, em Macapá (AP), o IV Congresso Ambiental dos Tribunais de Contas (CATC), em outubro, em Boa Vista (RR), e o 7º Encontro Técnico de Fiscalização em Concessões e Parcerias Público-Privadas (PPPs).

Ao encerrar a reunião, o Presidente do IRB agradeceu o engajamento da Diretoria e reiterou a importância do trabalho conjunto para a modernização e o aprimoramento do Controle Externo no Brasil. O momento foi prestigiado pelo Presidente do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC) e do Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro (TCMRio), Conselheiro Luiz Antonio Guaraná, além dos Presidentes dos Tribunais de Contas da Províncias argentinas de Chaco e de Misiones.