IV Congresso Internacional de Controle e Políticas Públicas começa hoje

O IV Congresso Internacional de Controle e Políticas Públicas, um dos maiores eventos do setor e já consolidado no calendário anual dos Tribunais de Contas de todo Brasil, começa hoje (dia 17/10) . O evento é uma realização do Instituto Rui Barbosa (IRB) em parceria com o Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE). A solenidade de abertura acontece às 14h tendo como Conselheiros anfitriões o presidente do IRB, Conselheiro Ivan Lelis Bonilha, e o presidente do TCE-CE, Conselheiro Edilberto Pontes.

A palestra magna será proferida pela ministra aposentada do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Eliana Calmon, seguida de palestras de Juan Fernando Duran Alba (professor de Direito Constitucional na Espanha), Sérgio Varela Alves (Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa) e Eduardo Vera-Cruz Pinto (Prof. Dr. da Universidade de Lisboa).

No segundo dia do encontro (18/10), acontecerão painéis paralelos sobre Políticas Públicas nas áreas da Saúde, Educação, Segurança, Gestão Fiscal, Controle, Licitações e Contratos. Também constam na programação, apresentações de trabalhos científicos, lançamentos de livros, reuniões técnicas de Comitês e Comissões do IRB, além de feiras e estandes.

Três grandes nomes dos cenários nacional estarão presentes no painel geral do dia 19/10: Mariana Mota Prado (Doutora em Direito – Canadá), Alexandre Alves Porsse (Doutor em Economia – Rio Grande do Sul) e Bruno Quick (Engenheiro Civil, especialista em Políticas Públicas – Minas Gerais). A Conferência de Encerramento terá como tema “Política Pública de Estado ou de Governo? Controle de políticas públicas e a efetividade”, do Prof. Dr. Juarez Freitas, presidente do Instituto Brasileiro de Altos Estudos de Direito Público.

IX Educontas e o know-how das Escolas de Contas

Em evento paralelo, de 17 a 19/10 acontece o IX Encontro Nacional dos Técnicos de Educação Profissional das Escolas de Contas (IX Educontas), que vai reunir Gestores e Servidores das Escolas de Contas brasileiras, com extensa e variada programação organizada pelo Instituto Plácido Castelo (IPC), Escola de Contas do TCE-CE, realizador do evento junto com o Instituto Rui Barbosa (IRB).

Estão previstas palestras ressaltando aspectos do tema central do Educontas e apresentações de trabalhos, divididos nos eixos temáticos “Controle Social”, “Formação Continuada” e “Projetos e Tecnologias”. A iniciativa é das Escolas de Gestão dos Tribunais de Contas, com deliberação em Reuniões Técnicas da Rede de Escolas de Contas, promovidas pelo Comitê de Aperfeiçoamento Profissional, sob a coordenação do Instituto Rui Barbosa (IRB). A ação visa a interação de gestores e técnicos que atuam na educação profissional dessas unidades de ensino, a fim de compartilhar boas práticas na gestão educacional disponibilizadas aos servidores dos Tribunais de Contas, aos órgãos e entidades jurisdicionados e para a sociedade civil.

Saiba mais sobre o IV Congresso Internacional de Controle e Políticas Públicas e acesse também a programação do IX Educontas

Facebook
Twitter
WhatsApp
Rolar para cima