O IV Encontro do Curso de Estudos Avançados do IRB foi realizado na manhã desta sexta-feira (25), na Sede do Instituto Serzedello Corrêa, Escola de Contas do Tribunal de Contas da União (TCU), em Brasília-DF, e contou com a participação de Conselheiros dos Tribunais de Contas de todo o Brasil.
A abertura do Encontro foi realizada pelo Conselheiro Edilberto Pontes, Presidente do Instituto Rui Barbosa (IRB) e idealizador do curso, que, na oportunidade, contextualizou os esforços que estão sendo empreendidos pelas nações em favor de uma agenda ambiental sustentável e que tem pautado os debates sobre a geopolítica. Por fim, o Presidente do IRB destacou, também, a importância da presença contínua e efetiva participação dos Conselheiros ao longo destes encontros do Curso de Estudos Avançados do IRB.
O tema abordado neste quarto encontro: “Aquecimento Global, Agenda Ambiental e Desenvolvimento Econômico”, teve como palestrante a professora doutora e pesquisadora (INPE e FAPESP), com atuação na área das ciências da Terra e Mudanças Climáticas, Thelma Krug.
Sobre o Curso de Estudos Avançados do IRB
Com o objetivo de discutir os grandes desafios nacionais contemporâneos em temas relevantes, que vão além do Controle Externo stricto sensu, com a participação de personalidades de referência nacional e internacional, o Instituto Rui Barbosa (IRB) promove o “Curso de Estudos Avançados”.
O curso foi idealizado pelo Conselheiro Edilberto Pontes, Presidente do IRB, e possui como coordenador acadêmico o Professor Doutor Ignácio Maria Poveda Velasco, Professor Titular da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), grande expoente do pensamento jurídico brasileiro, autor de inúmeros trabalhos de referência, e que já ocupou, dentre outros cargos, a Superintendência de Assuntos Institucionais e a Procuradoria-Geral daquela importante universidade; a vice coordenação do curso é conduzida pela Professora Doutora da USP, Ana Carla Bliacheriene.
O Curso de Estudos Avançados possui como público-alvo os(as) Conselheiros(as) dos Tribunais de Contas de todo o Brasil, sendo composto por 10 encontros presenciais, conforme agenda previamente divulgada, totalizando 40h/a, com certificação expedida pelo IRB em parceria com a USP.
Durante os próximos encontros a ocorrerem em 2023, serão abordados os temas: A ética e a integridade como elementos fundantes da atuação das instituições; A questão demográfica e suas consequências econômicas e sociais; Federalismo, centralização e descentralização: as vantagens de ser grande sem sufocar as preferências locais; Democracia, populismo, informação e desinformação: riscos e possibilidades; O governo digital: as novas tecnologias de big data, blockchain e inteligência artificial. (como aproveitar os ganhos de produtividade e promover a inclusão digital); e Desenvolvimento econômico: porque o Brasil parou de crescer e o que fazer para destravar o País.