“A bioeconomia propõe uma nova matriz, baseada no uso sustentável da floresta, criando diferenciação, valorizando seus recursos, gerando oportunidades e renda para as populações locais.” A afirmação foi feita por Bruno Quick, Diretor Técnico nacional do Sebrae, que proferiu palestra “Bioeconomia: Um novo modelo de desenvolvimento e geração de valor”, na programação da manhã desta quarta-feira (28/5), durante o IX Congresso Internacional de Controle e Políticas Públicas, que acontece em Manaus-AM.
O Inova Amazônia, segundo Quick, é um modelo de desenvolvimento baseado nos recursos naturais, aporte de inovação e empreendedorismo de comunidades, capaz de gerar mais valor e renda, mantendo a floresta de pé. “O objetivo é promover uma revolução na Amazônia, com negócios locais autênticos, prósperos e inovadores para a preservação ambiental, aliando a sabedoria ancestral e a ciência moderna”, reforçou.
Bruno Quick afirmou que o sucesso na bioeconomia deve ser enraizado no território, com certificação orgânica – organização agroecológica para valorizar colheitas locais; união dos artesãos; oficinas e capacitações práticas em modelos de negócios sustentáveis e laboratórios de produtos sustentáveis. “Os principais empreendimentos serão vitrine na COP 30 perante investidores e compradores internacionais”, disse.
O projeto Inova Amazônia já envolve 409 empresas: 73% operam com insumos locais, 62% apresentaram crescimento de receita, 31% expandiram internacionalmente e 22% atraíram investimento estrangeiro.
O “Inova Biomas”, do Sebrae, também tem experiências exitosas no Cerrado, na Caatinga, no Pantanal e no Pampa. O propósito é desenvolver um modelo inovador e replicável de desenvolvimento econômico regional, integrando bioeconomia, inovação, competitividade e conexão fluida com o mercado, tanto local, quanto global, promovendo serviços ambientais e protocolos de carbono social como estratégicas para fortalecer as conexões nas cadeias de valor entre todos os biomas.
Ao final da palestra, a mediadora do painel, Conselheira Lilian Martins, Diretora de Ensino, Pesquisa e Extensão do IRB e Corregedora do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), ressaltou a parceria profícua entre o Sebrae e o Sistema Tribunais de Contas para o fortalecimento de políticas públicas de qualidade. “O Sebrae é reconhecido por trabalhar estratégias voltadas ao desenvolvimento sustentável, integrando a sustentabilidade no dia a dia de milhares de empreendedores do País e gerando valor não só financeiro mas focado em questões ambientais e sociais”, destacou Lilian Martins.
IX CICPP
Promovido pelo Instituto Rui Barbosa (IRB) e pelo Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), o IX CICPP acontece entre os dias 26 e 29 de maio, com o tema “Desenvolvimento e Controle: Políticas Públicas Descentralizadas e a COP 30”, destacando a importância da governança ambiental e da descentralização no contexto brasileiro, que neste ano sediará a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas – COP 30.
O evento conta com o patrocínio da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC-Sesc/Senac) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), e o apoio institucional dos Tribunais de Contas de Angola, Espanha e Portugal, da Escola de Contas Públicas do TCE-AM, da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC), da Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom), da Associação Nacional dos Ministros e Conselheiros Substitutos dos Tribunais de Contas (Audicon), da Associação Nacional do Ministério Público de Contas (AMPCON), do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais de Contas (CNPGC), da Associação Nacional dos Auditores de Controle Externo dos Tribunais de Contas (ANTC), da Associação das Entidades Oficiais de Controle Público do Mercosul (ASUR), do Instituto de Estudos Técnicos e Investigação da Argentina (IETeI) e do Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas (IBRAOP).
Créditos
Texto: Kelly de Castro
Revisão: Alisson Maciel
Fotos: Have Comunicação / TCE-AM