A Secretária de Controle Externo de Desenvolvimento Sustentável (SecexDesenvolvimento) do Tribunal de Contas da União (TCU), Vanessa Lopes de Lima, será uma das palestrantes do IX Congresso Internacional de Controle e Políticas Públicas, que ocorre de 26 a 29 de maio de 2025, em Manaus (AM). Sua apresentação está marcada para o dia 28 de maio, às 14h30, com o tema “A questão climática e a iniciativa do ClimateScanner”.
Com 13 anos de atuação no TCU, Vanessa Lopes de Lima possui ampla experiência no controle externo de políticas públicas. É graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Ceará, especialista em Gestão de Pessoas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e em controle de políticas públicas pelo Instituto Serzedello Corrêa. Atualmente, ela exerce o cargo de Secretária da SecexDesenvolvimento, tendo atuado anteriormente em unidades do TCU nos estados do Ceará e Rio Grande do Norte, além de ocupar o cargo de Secretária de Controle Externo de Educação.
Durante sua exposição, Vanessa apresentará o ClimateScanner, uma iniciativa global liderada pelo TCU no âmbito da presidência da Organização Internacional das Instituições Superiores de Controle (Intosai). A ferramenta foi concebida durante o XXIV Congresso Internacional das Instituições Superiores de Controle (Incosai), realizado no Rio de Janeiro em 2022, e desenvolvida com apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que aportou US$ 1 milhão para o projeto.
O ClimateScanner tem como objetivo realizar uma avaliação abrangente das ações governamentais relacionadas às mudanças climáticas, com foco em três pilares principais: governança, financiamento climático e políticas públicas de mitigação e adaptação. Em 2024, a ferramenta ganhou projeção global, com mais de 240 auditores de 141 países participando de sete workshops internacionais de capacitação. Até a COP29, realizada em Baku, Azerbaijão, 61 Instituições Superiores de Controle já haviam concluído suas avaliações nacionais utilizando a metodologia do ClimateScanner.
A palestra será mediada pelo Conselheiro Edilson de Sousa Silva, Presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon).
O IX Congresso Internacional de Controle e Políticas Públicas tem como tema central “Desenvolvimento e Controle: Políticas Públicas Descentralizadas e a COP 30”, e reunirá autoridades, especialistas e representantes de instituições de controle de diversos países para debater os desafios da sustentabilidade em escala global.
As inscrições estão disponíveis e podem ser realizadas no link: https://ix.congressoirb.org.br/.
O evento conta com o patrocínio da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC-Sesc/Senac) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), e o apoio institucional dos Tribunais de Contas de Angola, Espanha e Portugal, da Escola de Contas Públicas do TCE-AM, da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC), da Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom), da Associação Nacional dos Ministros e Conselheiros Substitutos dos Tribunais de Contas (Audicon), da Associação Nacional do Ministério Público de Contas (AMPCON), do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais de Contas (CNPGC), da Associação Nacional dos Auditores de Controle Externo dos Tribunais de Contas (ANTC), da Associação das Entidades Oficiais de Controle Público do Mercosul (ASUR), do Instituto de Estudos Técnicos e Investigação da Argentina (IETeI) e do Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas (IBRAOP).