O Conselheiro Reginaldo Parnow Ennes, Presidente do Comitê Técnico de Estudos e Sistematização da Administração Pública (CTESAP) do Instituto Rui Barbosa (IRB), tomou posse como Presidente do Tribunal de Contas do Estado do Amapá (TCE-AP) para o biênio 2025/2026, nessa quarta-feira (22/01), em Sessão Solene realizada no Auditório Nobre da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Amapá (OAB-AP), na capital do estado.
Os Conselheiros Regildo Wanderley Salomão e Maria Elizabethe Picanço, Membro Titular do Conselho Fiscal do IRB, também foram empossados, respectivamente, para os cargos de 1º Vice-Presidente e 2ª Vice-Presidente.
Conduzida pelo Conselheiro Regildo Salomão, atual Presidente da Corte, a Sessão foi prestigiada por importantes autoridades dos Poderes Executivo e Legislativo nacional e estadual, como o Ministro de Estado da Integração e Desenvolvimento Nacional, Waldez Góes, os Senadores da República Randolfe Rodrigues (PT-AP) e Lucas Barreto (PSD-AP), o Deputado Federal Acácio Favacho (MDB-AP) e o Governador Clécio Luís (Solidariedade), além dos Presidentes das Entidades representativas do Sistema de Controle Externo brasileiro, da sociedade civil organizada, Forças Armadas e demais convidados para o momento.
A transmissão do cargo ocorreu logo após a composição do dispositivo de honra, na sequência ao juramento de posse do Conselheiro Reginaldo Parnow, com entrega simbólica do prisma da Presidência, onde está inscrito o nome do empossado para no novo biênio.
O Presidente do Instituto Rui Barbosa, Conselheiro Edilberto Pontes, esteve presente durante a Sessão Solene de Posse, integrando a mesa de autoridades convidadas para o momento. “O Conselheiro Reginaldo, no Instituto Rui Barbosa tem uma participação decisiva, é presidente do Comitê Técnico de Estudos e Sistematização da Administração Pública, um comitê muito importante. É importante ressaltar que, tudo o que entregamos ao Conselheiro Reginaldo ele nos devolve de forma aprimorada, e com grandes resultados, e na condição de Presidente do IRB sou muito grato por suas contribuições”, destacou Edilberto Pontes, ao parabenizar o novo Presidente do TCE-AP.
Ainda em seu discurso, o Presidente do IRB compartilhou o início de sua relação institucional com o TCE do Amapá. “Meu primeiro contato com o TCE do Amapá foi ainda sob a presidência da Conselheira Elizabeth, que buscou por todo o país experiências entre os Tribunais de Contas que pudessem contribuir para enfrentar os problemas que o TCE Amapá enfrentava à época. Com serenidade e ao mesmo tempo firmeza ela conseguiu transpor esses problemas, um grande exemplo de gestão para todos nós do Sistema”, ressaltou.
Por fim, e citando os versos da música “Bom Tempo”, de Chico Buarque, o Conselheiro Edilberto Pontes desejou sucesso à nova gestão da Corte de Contas. “Um marinheiro me contou, a boa brisa lhe soprou, que vem aí bom tempo. Assim escreveu Chico Buarque, e eu tenho certeza de que com vossa excelência, Conselheiro Reginaldo, o TCE do Amapá, um estado tão generoso que recebe tão bem a todos nós, terá um bom tempo para toda sociedade. Desejo sucesso a todos os Conselheiros e servidores deste Tribunal”.
Já empossado Presidente do Tribunal de Contas do Estado do Amapá, o Conselheiro Reginaldo proferiu seu discurso em tom emocionado, afirmando que “esta data me marca como um dia de grande gratidão, por chegar à presidência desta importante Corte de Contas pelos votos dos meus nobres colegas de trabalho”, afirmou.
Ao descrever sua trajetória acadêmica e profissional, o Conselheiro Parnow chamou atenção para a importância de se celebrar, não apenas as conquistas, mas todo o processo que nos faz chegarmos a esses resultados. “É importante neste momento, honramos o legado das gestões anteriores, mas também olharmos para o futuro, para melhoria na qualidade da gestão pública, para que os recursos além de aplicados corretamente, apresentem resultados à população”, enfatizou.
O uso das novas tecnologias a favor da eficiência do serviço público foi citado pelo Conselheiro Reginaldo como o objetivo principal da sua gestão. “Para este biênio, iremos trabalhar com ferramentas tecnológicas a fim de tornarmos nosso estado mais eficiente, ágil e transparente, alinhado às melhores práticas nacionais e internacionais, modernizando nosso processo de auditoria, fiscalização e atendimento aos jurisdicionados e à população amapaense”.
Encerrando a Sessão Solene de Posse, o novo Presidente do TCE-AP agradeceu a presença de todos, reiterando o seu compromisso em construir um “Tribunal alinhado aos desafios desta nova era, tendo o cidadão amapaense como principal destinatário das nossas atividades. Que tenhamos um futuro bom pelos próximos dois anos”, concluiu.