Sob o lema geral “Acelerando a Sustentabilidade e a Inovação para o Crescimento Econômico na América Latina e no Caribe”, foi realizada a Conferência Regional CReCER 2025, durante os dias 13 e 14 de maio, em Lima, no Peru, reunindo líderes governamentais globais, representantes de órgãos e entidades reguladoras, além de especialistas renomados no cenário internacional.
O Presidente do Comitê Técnico de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Instituto Rui Barbosa (IRB) e Coordenador-Geral da Escola de Contas Públicas do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (ECP/TCE-AM), Conselheiro Júlio Pinheiro, esteve presente durante a programação do evento, debatendo o papel essencial das Auditorias e dos relatórios financeiros e de sustentabilidade na transição para uma economia verde, além dos impactos da inteligência artificial na análise desses dados.
Para o Conselheiro Júlio Pinheiro, o encontro foi positivo para fortalecer o relacionamento com instituições internacionais, como o Banco Mundial (Bird) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). “São oportunidades para que os Tribunais possam atuar junto aos governos na captação de recursos destinados à sustentabilidade”, resumiu. O CReCER também foi prestigiado pelo Vice-Presidente do Tribunal de Contas do Estado do Acre (TCE-AC), Conselheiro Ronald Polanco.
Durante os dois dias de programação, o evento proporcionou um espaço para difusão do conhecimento e fomento ao intercâmbio de experiências sobre informações financeiras e de sustentabilidade de alta qualidade, fundamentais para a tomada de decisões e para gerar confiança entre investidores, consumidores e cidadãos.
Sobre o evento
Desde sua criação em 2007, CReCER se consolidou como um evento de referência em conhecimento e aprendizado, graças à colaboração entre parceiros globais, regionais e locais. A conferência é organizada conjuntamente pelo Grupo Banco Mundial, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Federação Internacional de Contadores (IFAC) e o Comitê de Política Pública Global (GPPC), composto por representantes das seis maiores redes internacionais de contabilidade.
Além de gerar recomendações políticas para a implementação de relatórios de sustentabilidade e o uso responsável da inteligência artificial, o CReCER 2025 busca fortalecer redes e parcerias estratégicas, impulsionando a transformação econômica e a sustentabilidade na região.