O Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE) realizou nessa segunda-feira (08/01) a Sessão Extraordinária do Pleno que deu posse à Nova Mesa Diretora do órgão para o biênio 2024-2025, em solenidade prestigiada por Membros e servidores do TCE Ceará, autoridades dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário; representantes de instituições públicas; jurisdicionados; familiares e convidados dos empossados.
Diretor da vice-presidência de Desenvolvimento e Políticas Públicas do Instituto Rui Barbosa (IRB), o Conselheiro Rholden Queiroz foi empossado como Presidente da Corte de Contas cearense. “Cuidar do que é de todos, melhorando vidas. Esse propósito não pode ser só memorizado, tem que ser encarnado. O coração sente, a cabeça sonha e planeja, o corpo executa. Há muito trabalho a fazer”, declarou em seu discurso.
Durante a solenidade, foram empossados, também, os Conselheiros Valdomiro Távora, Vice-Presidente; e Patrícia Saboya, Ouvidora, ambos Membros da Diretoria do IRB; e como Corregedor do TCE-CE, assume o Presidente do IRB, Conselheiro Edilberto Pontes.
Rholden Queiroz é o primeiro Conselheiro oriundo da carreira do Ministério Público de Contas a assumir o comando da corte de contas cearense. Em um discurso emocionante, marcado por referências, homenagens e agradecimentos, destacou temas que devem marcar sua gestão.
“Pretendo balizar minha gestão em cinco dimensões ou pilares: sustentabilidade, uso de tecnologia, consensualismo, colaboração com outras instituições e integração com a sociedade”, declarou.
A Sessão ocorreu no Plenário do Edifício 5 de Outubro, e foi conduzida pelo Conselheiro Valdomiro Távora, que presidiu a Corte no período de 2022 a 2023, e contou com a presença da vice-governadora do Ceará, Jade Romero; do presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Evandro Leitão; do presidente do Tribunal de Justiça do Ceará, Abelardo Benevides; do prefeito de Fortaleza José Sarto; do presidente da Câmara de Vereadores de Fortaleza, Gardel Rolim; da vice-presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, desembargadora Germana Moraes; da presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, Fernanda Pacobahyba; do presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região, Durval César Maia; do procurador-geral de Justiça do Ceará, Haley Carvalho; da representante do Tribunal Regional Eleitoral, desembargadora Maria Iraneide Moura Silva; da defensora pública geral do Ceará, Sâmia Farias; da vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – secção Ceará, Christiane Leitão; do procurador-geral do MPC de Rondônia, Adilson Moreira de Medeiros (representando a Ampcon).
*Com fotos e informações do TCE Ceará.