Membros do Instituto Rui Barbosa têm atuação destacada no Encontro Técnico do MMD-TC

Equipe Instituto Rui Barbosa

A programação do primeiro dia do Encontro Técnico do Marco de Medição de Desempenho dos Tribunais de Contas (MMD-TC) e das Redes, Comissões e Comitês da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e do Instituto Rui Barbosa (IRB), realizado em João Pessoa (PB), foi marcada pela apresentação dos resultados do Ciclo de 2024 do MMD-TC, com ampla participação dos Membros do IRB e integrantes da sua equipe técnica.

O Coordenador-Geral do IRB, Juraci Muniz Júnior, integrou o primeiro painel do Encontro, onde foram apresentados os objetivos e a programação do evento, detalhando os conteúdos que serão tratados por cada grupo de trabalho a partir dos resultados do MMD-TC 2024, visando as possíveis melhorias que possam ser implementadas nas ações das comissões, dos comitês e das redes do IRB e da Atricon.

Em sua fala, Juraci Muniz ressaltou a importância da integração entre as entidades visando ao fortalecimento do Sistema Tribunais de Contas. “Sabemos do papel de cada uma das entidades e o interessante é que trabalhemos juntos no compromisso para fortalecer o sistema”.

O momento foi conduzido pela Presidente da Associação Nacional dos Ministros e Conselheiros Substitutos dos Tribunais de Contas (Audicon), a Conselheira Substituta do Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA), Milene Dias da Cunha, e contou com a participação da Secretária-Executiva do Comitê Estratégico de Controle Externo da Atricon, Risodalva Castro, e do Auditor de Controle Externo do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TC-DF), Luiz Genédio Mendes Jorge.

Os resultados dos QATCs (Programa Qualidade Agilidade dos Tribunais de Contas) 19 a 25, que focam em Fiscalização e Auditoria de Políticas Públicas Sociais e da Gestão dos Fiscalizados, compreendendo temas como Educação, Saúde, Previdência Própria, Segurança Pública, Gestão Fiscal e Renúncia da Receita, Controle interno e TI e Transparência e Ouvidoria, foram compartilhados no painel conduzido pelo Presidente do Comitê Técnico das Corregedorias, Ouvidorias e Controles Interno e Social do IRB e Membro do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte (TCE-RN), Gilberto Jales.

Coordenador Técnico do MMD-TC, Gilberto Jales destacou que os Comitês Técnicos do IRB têm papel fundamental no evento e no Sistema de Controle Externo como protagonistas na produção de conhecimento e capacitação dos Tribunais de Contas. Ele destacou o comprometimento dos Membros e técnicos que integram os grupos de trabalho da Atricon e do IRB na busca por melhorias contínuas para o Sistema. “Estamos diante de muitos desafios, mas se nós aqui não formos capazes de resolvê-los, ninguém mais é”, afirmou.

Os Auditores de Controle Externo Milene de Oliveira Barbosa, do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia (TCM-BA), e Bruno Botelho Piana, do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO), foram os responsáveis por compartilhar os resultados dos QATCs.

O Vice-Presidente de Auditoria do IRB e Membro do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA), Conselheiro Inaldo Araújo, coordenou um dos painéis da tarde, no qual foram apresentados dados sobre Planejamento global, Controle e garantia da qualidade, Auditoria de conformidade, Auditoria operacional, Auditoria financeira, Controle externo concomitante, Monitoramento das decisões e Informações estratégicas para o controle externo.

As apresentações dos QATCs 08 a 15, que tratam desses temas, foram compartilhadas pelos Auditores de Controle Externo Luiz Genédio Mendes Jorge, do TC-DF, e Márcio Batista Marinot, do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES).

Ao encerrar o painel, o Conselheiro Inaldo Araújo afirmou que os números apresentados são resultados de um processo. “Quando eu vejo que antes de 2019, nem sequer auditoria financeira era avaliada no MMD-TC, concluo que estamos crescendo. Talvez não na velocidade que desejamos, mas estamos crescendo”, afirmou.

Nesta sexta-feira (14/02), uma série de e propostas, fruto das reuniões técnicas, deverão ser apresentadas no palco principal do evento, com transmissão simultânea pelo canal da Atricon, no YouTube.

 

O Encontro

O Encontro Técnico do Marco de Medição de Desempenho dos Tribunais de Contas (MMD-TC) e das Redes, Comissões e Comitês da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e do Instituto Rui Barbosa (IRB) é uma realização conjunta da Atricon, Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB), Instituto Rui Barbosa e do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC), e tem como objetivo ampliar a integração e a efetividade das ações dos Tribunais de Contas, fortalecendo seu impacto e gerando benefícios concretos para a sociedade.

O evento está sendo sediado no Centro Cultural Ariano Suassuna, em João Pessoa (PB), entre os dias 12 e 14 de março, reunindo membros da Comissão de Coordenação-Geral e do Comitê Executivo do MMD-TC, além de coordenadores e secretários executivos das Comissões da Atricon e dos Comitês Técnicos do IRB. Também estão presentes integrantes das Redes Seconex, STI, SGG, Secom, InfoContas e Integrar, bem como da Comissão do Projeto de Gestão da Estratégia da Atricon.

A programação inclui painéis, debates e grupos de trabalho, proporcionando um espaço estratégico para troca de experiências e formulação de propostas para aprimorar o Sistema de Tribunais de Contas. Membros da Diretoria do IRB e da sua equipe Técnica integram o quadro de palestrantes do evento. Durante o Encontro, serão apresentados os resultados do MMD-TC 2024, com um momento dedicado à análise crítica e discussão sobre o impacto desses dados. As propostas resultantes subsidiarão o realinhamento dos planos de projetos e redes da Atricon e do IRB para 2025 e os anos seguintes.

O Encontro conta ainda com o apoio institucional da Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom), Associação Nacional dos Ministros e Conselheiros Substitutos dos Tribunais de Contas (Audicon), Associação das Entidades Oficiais de Controle Público do Mercosul (ASUR), Associação Nacional dos Auditores de Controle Externo dos Tribunais de Contas (ANTC) e do Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas (Ibraop).