O Tribunal de Contas da União (TCU) realizou, nessa quarta-feira (4/12), a eleição para os cargos de presidente e vice-presidente da Corte de Contas para o ano de 2025. Por unanimidade, o Ministro Vital do Rêgo foi eleito Presidente do TCU. O Ministro Jorge Oliveira assumirá a vice-presidência. No último dia 27 de novembro, o TCU oficializou sua adesão ao Instituto Rui Barbosa (IRB), consolidando a parceria entre as instituições.
Durante a sessão que o elegeu como presidente, Vital do Rêgo ressaltou os valores que guiam sua atuação no Tribunal. “Há um compromisso, não apenas afetivo, mas funcional, de manter e fortalecer todos os produtos que prestamos à sociedade. Nós amamos o Brasil e é por ele que vamos trabalhar, pelo cidadão brasileiro”, declarou o Ministro.
Em sua trajetória, Vital do Rêgo destacou-se pela extensa experiência política e acadêmica. Formado em Medicina pela Universidade Federal da Paraíba e em Direito pela Universidade Estadual da Paraíba, o Ministro iniciou sua vida pública aos 25 anos, inspirado pelo legado de seu pai, o jurista e político paraibano Antônio Vital do Rêgo. Ele exerceu cargos de Vereador, Deputado Estadual, Deputado Federal e Senador antes de ser indicado pelo Senado Federal, em 2014, para integrar o TCU.
O exercício do mandato dos dois cargos se inicia a partir de 1º de janeiro de 2025, com a possibilidade de reeleição por igual período. A nova gestão terá como prioridade a continuidade dos esforços em prol da transparência, participação cidadã, eficiência e modernização da Administração Pública, alinhando-se aos desafios contemporâneos e às expectativas da sociedade brasileira.