Os Ministros do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes e Benjamin Zymler, receberam a visita institucional do Presidente do Instituto Rui Barbosa (IRB), Conselheiro Edilberto Pontes, nessa quarta-feira (31/01), com o objetivo de reafirmar a parceria estabelecida entre as instituições durante o último biênio (2022/2023), que resultou em exitosas ações de desenvolvimento do Controle Externo brasileiro.
As obras que compõem as edições publicadas pelo IRB, lançadas por ocasião das comemorações dos 50 anos do Instituto, foram entregues aos Ministros. Entre as obras estão os livros: “Os Tribunais de Contas e as Políticas Públicas” e “IRB 50 anos – Educação, Conhecimento e Transformação”, que apresenta o histórico do cinquentenário do Instituto, a partir das narrativas dos personagens que marcaram a trajetória da Entidade, além do mais recente número da Revista Técnica dos Tribunais de Contas (RTTC).
As Normas Brasileiras de Auditoria do Setor Público (NBASP) 200 e 2000, que tratam dos princípios e da aplicação das normas de Auditoria Financeira, e o Manual da IDI para implementação das ISSAI emitidas pela INTOSAI, também foram compartilhados durante os encontros.
Os Ministros Nardes e Zymler receberam, também, o “Kit do Ruyzinho”, composto por três livros paradidáticos voltados ao público estudantil do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental, que conta de forma didática, acessível e lúdica o legado de vida do jurista baiano e patrono dos Tribunais de Contas, Ruy Barbosa.
Na oportunidade, Edilberto Pontes entregou aos Ministros o convite para a Solenidade de Posse da Nova Diretoria e Conselho Fiscal do IRB para o biênio 2024/2025, que será realizada em Brasília, no dia 20 de fevereiro.