A presidência do Instituto Rui Barbosa (IRB), recebeu do seu Comitê Técnico de Estudos e Sistematização da Administração Pública (CTESAP-IRB), a Minuta de Resolução do Sistema de Planejamento e Gestão (SPG) do IRB. O documento foi entregue presencialmente ao Conselheiro Edilberto Pontes, Presidente do Instituto, pelas mãos do Conselheiro Reginaldo Parnow Ennes, Presidente do CTESAP-IRB e Ouvidor do Tribunal de Contas do Estado do Amapá (TCE-AP), durante reunião presencial realizada nessa quarta-feira (18).
Na oportunidade, o momento foi prestigiado pelos Conselheiros: Inaldo da Paixão Araújo, Vice-Presidente de Auditoria do IRB e Membro do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA); Odilon Inácio Teixeira, Ouvidor do Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA); e Rholden Botelho de Queiroz, Membro do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE) e do Comitê Técnico de Meio Ambiente e Sustentabilidade do IRB.
Os integrantes da Equipe Técnica do IRB, Juraci Muniz (Coordenador-Geral) e Ana Perpétua Ellery (Gerente de Políticas Públicas); e do CTESAP-IRB, Dacicleide Cunha Gatinho e Alberto Vieira Júnior, também participaram da reunião.
SPG-IRB
O Sistema de Planejamento e Gestão (SPG) consiste em um conjunto de metodologias, ferramentas e ações gerenciais voltadas para o aprimoramento da gestão e a obtenção de resultados, visando subsidiar a definição, execução, monitoramento, avaliação, comunicação e revisão da estratégia institucional, de forma a contribuir para o cumprimento do propósito, da missão e o alcance dos objetivos estratégicos e da visão institucional.
Em novembro de 2022, o IRB aprovou seu Plano Estratégico 2023-2027, definido os objetivos estratégicos, as metas e indicadores que norteiam as ações do Instituto para o respectivo período.
O SPG vem estabelecendo a governança no modelo de gestão do IRB, viabilizando o cumprimento dos pressupostos definidos no Plano Estratégico, sendo ferramenta imprescindível para que a implementação das ações seja operacionalizada, mensurada e avaliada de forma sincrônica.
Os integrantes do CTESAP-IRB, Alberto Vieira Júnior (TCEPA) e Dacicleide Cunha Gatinho (TCEAP), apresentaram a Minuta e destacaram que o respectivo instrumento jurídico promove o fortalecimento da atuação do IRB, com o aprimoramento dos seus mecanismos de governança, na atuação integrada e coordenada, pela utilização da cultura do planejamento e gestão com foco na criação de valor público.