Normas e manuais de auditoria foram temas de reunião entre representantes do IRB e do TCU

Equipe Instituto Rui Barbosa

Representantes do Instituto Rui Barbosa (IRB) e do Tribunal de Contas da União (TCU) reuniram-se nessa quarta-feira (25), em Brasília-DF, para tratarem acerca da conclusão dos trabalhos de tradução e revisão de normas e manuais de auditoria que serão lançados durante a programação do III Congresso Internacional dos Tribunais de Contas (III CITC), em Fortaleza-CE, como parte das ações comemorativas aos 50 anos do IRB.

A reunião foi conduzida pelo Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA) e Vice-Presidente de Auditoria do IRB, Inaldo da Paixão Araújo, que também preside o Comitê Técnico de Auditoria do Setor Público do IRB, responsável por fomentar as discussões referentes às Normas Internacionais de Auditoria, com a finalidade de traduzi-las e publicá-las no formato de Normas Brasileiras de Auditoria do Setor Público – NBASP.

O Coordenador-Geral do IRB, Juraci Muniz Junior, e o Coordenador do Comitê Técnico de Auditoria do Setor Público, José Raimundo Bastos, também estiveram presentes na reunião.

O Tribunal de Contas da União esteve representado durante a reunião pelos Auditores Federais de Controle Externo Renata Carvalho, Marcelo Eira e Salvatore Palumbo.

Na oportunidade, foi definido o cronograma de ações para conclusão dos trabalhos de tradução e revisão de normas e manuais de auditoria, com a previsão de lançamento das traduções dos Manuais da IDI – Iniciativa para o Desenvolvimento da Intosai.

Destacou-se, ainda, que estão em fase final de revisão e diagramação os Manuais de Auditoria de Conformidade, Auditoria Operacional e Auditoria Financeira.

Por fim, deliberou-se como prioridade para as próximas traduções e publicações as NBASP 200 e 2000, que tratam de Auditoria Financeira.