Com uma palestra que abordou os desafios para a melhoria da Gestão Pública, o Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte (TCE-RN) deu início, nessa quarta-feira (15), ao XI Fórum Nacional de Bibliotecários e Arquivistas dos Tribunais de Contas (Bibliocontas). O Fórum discute a “Gestão do Conhecimento e a Inovação nas Unidades de Informação dos Tribunais de Contas” e acontece até a próxima sexta-feira (17). O evento faz parte da programação anual do Instituto Rui Barbosa (IRB).
Durante a abertura, estiveram presentes o Vice-Presidente da Corte de Contas, Conselheiro Francisco Potiguar Cavalcanti Júnior; o Vice-Presidente de Ensino, Pesquisa e Extensão e Presidente dos Comitês Técnicos de Gestão da Informação e do Conhecimento e de Saúde do IRB, Conselheiro Sebastião Helvecio Ramos de Castro, representando a presidência do Instituto; o Deputado Estadual George Soares, representando a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte; o Conselheiro Substituto, Antônio Ed Souza Santana; o Vice-Presidente de Relações Jurídico-Institucionais da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), Conselheiro Carlos Neves, do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE); entre outras autoridades.
O Conselheiro Francisco Potiguar Cavalcanti Júnior, Vice-Presidente do TCE-RN, deu boas-vindas a todos, lembrando que “o fórum é um espaço fundamental para aprendizado e troca de experiências, buscando a excelência, inovação e colaboração”.
O Vice-Presidente do IRB, Conselheiro Sebastião Helvecio, abordou a importância da gestão do conhecimento. “A gestão do conhecimento é o futuro. Nosso compromisso é com a melhoria da informação, melhorar o conhecimento e, com isso, proporcionar melhores resultados para a sociedade”, apontou.
O Vice-Presidente de Relações Jurídico-Institucionais da Atricon, Carlos Neves, ressaltou o relevante papel dos Tribunais de Contas para a preservação da memória coletiva. “A preocupação da Atricon com a valorização da história, da memória. Somos os maiores detentores de conhecimento sobre as contas públicas do Brasil. Conhecemos como ninguém a realidade do Brasil, dos municípios”, disse.
A bibliotecária da Corte de Contas potiguar, e coordenadora da Rede Sindicontas, Michele Dias, celebrou a realização do evento. “O 11º Fórum Nacional dos Bibliotecários e Arquivistas dos Tribunais de Contas é um sonho que está sendo realizado. É um espaço de relevância, com debates qualificados na área de gestão do conhecimento, proporcionando uma maior integração dos Tribunais”, declarou.
Na primeira palestra, o Auditor de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB), André Agra, falou sobre “Inovação na Gestão Pública e o papel do Controle Externo”, defendendo o processo de transformação das cidades em municípios inteligentes e sustentáveis, e que aos Tribunais de Contas, neste contexto, não cabe apenas o controle e julgamento das contas, mas colaborar nos processos de boa governança pública, alinhando conhecimento e tecnologia.
Durante a manhã, foi realizada a reunião dos membros do Comitê Técnico de Gestão da Informação e do Conhecimento do IRB para discussão de boas práticas e elaboração da Carta-compromisso, que será divulgada ao final do evento.
O Bibliocontas, que tem como objetivo promover o intercâmbio de informações, conhecimentos e boas práticas entre as unidades de informação dos Tribunais de Contas dos países de língua portuguesa e Mercosul, contará com uma programação diversificada, que inclui palestras, painéis, mesas-redondas e oficinas ministradas por especialistas renomados na área.
*Com fotos e informações do TCE-RN.