Revistas Técnicas

Prazo aberto para submissão de artigos nas Revistas Técnicas de Tribunais de Contas

Está aberto o prazo para a submissão de artigos científicos de três Revistas Técnicas dos Tribunais de Contas. Confira:

 

Revista do TCEGO – prazo 20 de setembro – tema: Administração Pública na Pandemia

Revista Técnica

A revista técnico-científica Controle Externo, do Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO), está recebendo artigos e ensaios para sua terceira edição, que será publicada até o final deste semestre. São aceitas pesquisas e estudos em diversas áreas como Direito, Finanças Públicas, Controle Externo, Contabilidade Pública, Auditoria Pública, Fiscalização, Gestão Pública, Políticas Públicas, Comunicação Pública, Engenharia, Inovação e Tecnologia.

Os textos, com temas livre, além de uma seção especial sobre Controle Externo da Administração Pública na Pandemia, devem ser postados diretamente na plataforma da revista (Acesse aqui) até o dia 20 de setembro, onde serão submetidos à análise do Conselho Editorial.

Só serão aceitos artigos e ensaios inéditos, e produzidos de acordo com as diretrizes para autores (Acesse aqui).

A revista Controle Externo busca fomentar o debate sobre assuntos relevantes e atuais, incrementando a produção acadêmica, divulgando ideias e posicionamentos jurídicos, econômicos, sociais, contábeis e outros de interesse institucional.

 

Revista do TCESP – prazo 18 de outubro – temas diversos

A comissão editorial da Revista Cadernos da escola paulista de contas públicas, no uso de suas atribuições, convoca membros da comunidade acadêmica e pesquisadores para participar da seleção e publicação de artigos para o 6º Número da Revista CADERNOS DA ESCOLA PAULISTA DE CONTAS PÚBLICAS*.

Os trabalhos submetidos deverão se enquadrar em uma ou mais das seguintes frentes:

  1. O impacto da crise do novo coronavírus para a administração pública e a gestão em saúde;
  2. Lei 13.979 de 2020: aplicação e desafios;
  3. Políticas públicas, auditoria e fiscalização na área da saúde;
  4. I-Saúde: índice temático do IEGM que avalia as ações municipais de gestão em saúde por meio de parâmetros pré-definidos.

Para fins de seleção, o(s) autor(es) deverá(ão) se cadastrar (acesse aqui) e submeter o trabalho pelo acesso (clique aqui) no período de 17/08/2020 a 18/10/2020.

Para ler o edital de chamamento completo, acesse aqui.

Para ler a edição especial da Revista Cadernos em comemoração dos 20 anos da Lei de Responsabilidade Fiscal, acesse aqui.

Equipe Cadernos da Escola Paulista de Contas Públicas

 

Revista do TCETO – prazo 30 de agosto – tema: o Direito e a Administração Pública em Tempos de Crise

Buscando evidenciar o posicionamento estratégico das escolas de contas e divulgar os excelentes projetos que são desenvolvidos, o Instituto Rui Barbosa e o Comitê de Aperfeiçoamento Profissional convidam os membros, servidores, profissionais, interessados e acadêmicos, para enviar capítulos para a obra REDUCONTAS 2020: O Direito e a Administração Pública em Tempos de Crise, que será lançada no segundo semestre de 2020.

Os trabalhos devem estar relacionados à temática das práticas realizadas nas unidades educacionais das Cortes de Contas, enfocando resultados, propostas ou dificuldades encontradas para o exercício de suas atividades.

Mais informações: acesse o edital aqui.

 

Revista Simetria do TCM-SP – prazo 15 de outubro – temas: gestão dos recursos públicos, avaliação de políticas públicas e questões públicas da atualidade

A Revista Simetria é uma publicação do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCM-SP) que acolhe as linhas de pesquisa da Escola de Gestão e Contas: Gestão Pública, Políticas Públicas, Controle Social e Controle Externo – abrangendo trabalhos sobre Auditoria do Setor Público, Contabilidade Pública, Finanças Públicas e temas afins.

Está aberta a chamada de artigos para a sua edição especial de 2020 que priorizará temas que abordem ou correlacionem a gestão dos recursos públicos, a avaliação de políticas públicas e as questões públicas da atualidade, incluindo o enfrentamento à pandemia da COVID-19.

  1. Documentos aceitáveis para publicação: Artigo de pesquisa científica ou técnico-científica; Artigo de revisão de literatura ou sumário do estado da arte; Comentário de outro(s) artigo(s), contrapondo-se a outro(s) autor(es); Discurso – documento de uma fala ou apresentação oral; Entrevista; Estudo de caso; Resenha crítica de livro(s).
  2. Prazo para submissão até 15 de outubro de 2020. Enviar o artigo para revista.simetria@tcm.sp.gov.br
  3. Notificação da aceitação até 15 de novembro de 2020.

Para mais informações, acesse aqui.

 

Revistas Técnicas dos Tribunais de Contas: produzindo e difundindo conhecimento

Os Tribunais de Contas possuem a competência constitucional de realizar o Controle Externo da Administração Pública ou de quem administre recursos públicos. Para isto, a Constituição Federal atribuiu aos TCs as competências de apreciar as contas dos chefes do Poder Executivo, julgar as contas dos administradores, apreciar os atos de pessoal, realizar inspeções e auditorias, fiscalizar a aplicação das transferências voluntárias, aplicar sanções, assinalar prazo para providências, sustar atos, dentre outros (art. 71, CF).

No capítulo sobre servidores públicos, a Constituição Federal determinou que a União, Estados e o Distrito Federal mantenham Escolas de Governo para a formação e o aperfeiçoamento dos servidores públicos (art. 39, par. 2). O fomento à pesquisa e desenvolvimento de pessoal, construção de soluções inovadoras e fortalecimento da participação social são algumas das vertentes de atuação das escolas de governo, que exercem relevante papel pedagógico auxiliando os Órgãos da Administração Pública no exercício das suas funções institucionais e sociais.

As competências relacionadas ao Controle Externo, portanto, vão além da fiscalização do erário, promovendo também oportunidades de qualificação através de capacitações nas mais diversas áreas de atuação da Administração Pública.

A oferta das atividades tampouco é limitada apenas aos servidores dos TCs, incluindo também programação de capacitação de todos os servidores públicos das Administrações Públicas que são fiscalizadas, bem como para a sociedade em geral titular do Controle Social.

A atividade de aprendizagem e capacitação desenvolvida pelos Tribunais vai além de cursos, englobando também palestras, debates, manuais, além de pontos de produção de conhecimento técnico científico por meio das suas Revistas Técnicas.

Atualmente, 22 Tribunais de Contas e o IRB mantém publicações periódicas de Revistas Técnicas voltadas para temas relacionados com Administração Pública, gestão pública e controle externo.

Este trabalho, que se diga, agrega as funções exclusivas dos Tribunais de Contas, é reconhecido como o exercício de uma função pedagógica do Controle Externo.

Portal das Revistas Técnicas dos Tribunais de Contas

E, o Instituto Rui Barbosa que é o braço acadêmico do sistema de Controle Externo, agregou todas as revistas técnicas num único ambiente: o Portal das Revistas Técnicas.

Revistas Técnicas
Conheça, acessa e leia os artigos técnicos relacionados à Administração Pública, gestão e controle.

 

Banco de Artigos do IRB

Dentre as ações relativa a ensino, pesquisa e extensão do IRB está o Banco de Artigos, um espaço para que Membros, Servidores dos Tribunais de Contas e autores convidados possam publicar seus textos para debater e discutir ideias, métodos, técnicas, processos e resultados nas áreas de auditoria e controle, gestão de pessoas, gestão de políticas públicas, gestão estratégica, governança e gestão de riscos, governo digital e transparência, inovação, logística e compras públicas, orçamento e finanças, políticas públicas setoriais e tecnologia da informação.

O Banco de Artigos está sempre aberto para receber e divulgar produções, a fim de proporcionar insumos para os debates nos Tribunais de Contas.

O IRB convida todos os interessados a compartilharem seu trabalho. Caso deseje divulgar em nosso Banco de Artigos, encaminhe seu texto para: comunicacao@irbcontas.org.br. Acesse aqui a Política de Uso do Banco de Artigos.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Missão

“Promover a integração, o desenvolvimento e o aperfeiçoamento dos métodos e procedimentos de controle externo, aproximando instituições e sociedade, de modo a fortalecer ações que beneficiem a coletividade”

Visão

“Ser referência no conhecimento e na promoção da qualificação e da integração dos órgãos de controle externo”

Sede do IRB
Subsede – “Endereço para correspondências”
Rolar para cima