“As lições tecnológicas que os Tribunais de Contas aprenderam com a pandemia” foi o tema do case apresentado pelo Presidente do Instituto Rui Barbosa (IRB), Conselheiro Edilberto Pontes, nesta quarta-feira (31), durante o segundo dia de realização da 17º edição do Congresso de Inovação no Poder Judiciário & Controle – CONIP, que está sendo realizado de forma presencial, em Brasília-DF.
A explanação realizada pelo Conselheiro Edilberto Pontes integrou a programação da manhã, da sala 2, e foi antecedida pelas palestras: Gestão de Tecnologia: Processo automatizado de Comunicação Processual do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), apresentada pelos servidores Antonio Moreira da Silva Filho, Secretário de Tecnologia da Informação, e Marcus Vinícius de Sousa Lemos, Chefe da Divisão de Desenvolvimento de softwares; e a Secretária-Geral Adjunta de Administração do Tribunal de Contas da União (TCU), Fabiana Rusa, apresentou a temática “Produtos vs Projetos: como transformar sua instituição”.
Ao tratar das lições tecnológicas que os Tribunais de Contas aprenderam com a pandemia, tema do case apresentado, o Presidente do IRB destacou que os desafios da Administração Pública nesse período foi fundamental para que as instituições aprendessem, não apenas nos aspectos tecnológicos, mas em todos os campos de atuação.
“Basicamente, todos nós que atuamos na Administração Pública sabemos que, de forma geral, independente de pandemia, a Administração Pública é muito complexa, pois não lidamos com problemas simples. Eles são ambíguos e de múltiplas causas”, destacou o Conselheiro Edilberto Pontes, ao elencar as características dos problemas que a Administração Pública enfrentou durante a pandemia, considerando-os como: ambíguos, de múltiplas causas, de respostas conflitantes e com ausência de soluções padronizadas.
A programação da sala 2 foi conduzida pelo Conselheiro Corregedor do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCE-TO) e Membro da Diretoria do IRB, Severiano Costandrade.
Sobre o CONIP
O “CONIP Judiciário e Controle” possui mais de 20 anos de mercado, gerando discussões, debates, inspirando tendências e apresentando inúmeros projetos e estudos de caso de todo o Brasil, objetivando contribuir para a conscientização da necessidade da transformação da jornada dos operadores do Poder Judiciário e dos Órgãos de Controle, auxiliando no uso das melhores ferramentas e apresentando estudos de casos e tecnologias para maior fluidez nos processos.
Nesta 17º edição do Congresso de Inovação no Poder Judiciário & Controle – CONIP, o evento reúne as principais autoridades nas áreas de Tecnologia da Informação, com uma programação voltada a demonstrações e casos práticos das principais iniciativas de Transformação Digital no setor.
As informações podem ser acessadas no site: https://www.conipjud.com.br/