Presidente do IRB participa da 4ª edição do Seminário dos Auditores de Controle Externo do TCE Ceará

Equipe Instituto Rui Barbosa

O Sistema Único e Integrado de Execução Orçamentária, Administração Financeira e Controle (Siafic), foi o ponto central dos debates na quarta edição do Seminário dos Auditores de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado do Ceará, realizado nesta sexta-feira (5), na sede da Corte de Contas.

O evento marca o Dia do Auditor de Controle Externo, celebrado em todo o país na data de 27 de abril.

“Os órgãos de controle, entre eles os Tribunais de Contas, precisam dialogar, se aperfeiçoar. E é justamente a ideia desse tipo de evento, de debate. Precisamos reforçar que o controle é parceiro do desenvolvimento econômico, isso aumenta a confiança no governo e nas instituições. Não somos instituições extrativistas, que mais atrapalham do que ajudam, somos relevantes. Precisamos nos aperfeiçoar sempre, o treinamento permanente é um dos requisitos fundamentais para nos manter atualizados, acompanhando a celeridade das informações, da tecnologia, do mundo”.

A declaração foi proferida pelo Presidente do Instituto Rui Barbosa (IRB) e Vice-Presidente do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE), Conselheiro Edilberto Pontes, que integrou a mesa de autoridades na solenidade de abertura do evento.

O Presidente da Associação dos Auditores de Controle Externo (AUD/TCE-CE), Carlos Sérgio Mororó e a Vice-Presidente da Associação Nacional dos Auditores de Controle Externo dos Tribunais de Contas do Brasil (ANTC), Thaisse Craveiro (servidora do TCE Ceará), acompanharam o Presidente Edilberto Pontes na composição da mesa de autoridades.

O seminário contou com palestra do Diretor de Controle Externo do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia (TCM-BA), Vitor Maciel, que discorreu sobre a “Implantação do SIAFIC: informações confiáveis para uma gestão fiscal transparente”.

A mediação foi realizada pela Servidora da Diretoria de Contas de Gestão II -unidade da Secretaria de Controle Externo do TCE Ceará , Edna Xavier.

O palestrante informou que o Siafic é constitucional e não invade a autonomia. “A Nova Gestão Pública busca, com responsabilização e transparência, uma maior efetividade no campo da Administração Pública. É um modelo que trata de simplificação da tomada de decisão, atacando a principal justificativa de ineficiência para a maioria dos líderes governamentais, a burocracia exacerbada”.

O IV Seminário dos Auditores de Controle Externo é uma realização da Associação dos Auditores de Controle Externo do TCE Ceará (AudTCE/CE), com o apoio institucional da Associação Nacional dos Auditores de Controle Externo dos Tribunais de Contas do Brasil (ANTC), do Tribunal de Contas do Estado do Ceará, do Instituto Plácido Castelo (IPC) e do Instituto Rui Barbosa (IRB).

 

Fotos e informações da ASCOM – TCE Ceará