Presidente do IRB participa da solenidade de posse da nova Diretoria da Atricon

Equipe Instituto Rui Barbosa

O Presidente do Instituto Rui Barbosa (IRB), Conselheiro Edilberto Pontes, esteve presente na solenidade de posse da nova Diretoria da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) para o biênio 2024-2025, realizada na tarde dessa terça-feira (20/02), na sede do Tribunal de Contas da União (TCU), em Brasília-DF. A entidade será presidida pelo Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO), Edilson de Sousa Silva.

O dispositivo de honra da solenidade contou com a participação do Conselheiro Edilberto Pontes; dos Ministros de Estado do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias; da Integração e do Desenvolvimento, Waldez Góes; de Minas e Energia, Alexandre Silveira; de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho; além do Juiz Presidente do Tribunal de Contas de Angola, Sebastião Gunza; e dos presidentes das demais entidades que representam o Sistema de Controle Externo do Brasil.

Já empossado, o novo Presidente da Atricon, Edilson de Sousa Silva, disse assumir, publicamente, a responsabilidade de conduzir os trabalhos que se seguirão pelo próximo biênio e citou a palavra “inovação” como uma das diretrizes de sua gestão. “As sofisticações que elas (inteligência artificial e a criptoeconomia) têm promovido e promoverão num curto espaço de tempo, inclusive quanto aos ilícitos, é o ponto de toque que traz de forma implacável o futuro para o presente, como um desafio a ser enfrentado por todos nós”, afirmou.

O novo Presidente apontou como o grande desafio da Atricon a consolidação do sentimento de que todos os Tribunais de Contas formam uma unidade. Segundo ele, é justamente a noção de unicidade que reforçará a ideia de resultado conjunto, de resiliência nas adversidades e enfrentamento aos desafios. “Em sinergia, esta será a palavra de ordem: integração”, disse. “Que Deus nos abençoe nessa jornada que hoje se inicia”, concluiu.

Na manhã desse mesmo dia (20/02), no Auditório do Condomínio ION (Brasília-DF), foi empossada, também, a nova Diretoria e Conselho Fiscal do Instituto Rui Barbosa para o biênio 2024-2025, com a recondução do Conselheiro Edilberto Pontes à presidência da entidade.