O Instituto Rui Barbosa esteve representado pelo seu Presidente, Conselheiro Edilberto Pontes, durante a realização da solenidade de posse da nova Diretoria do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) para o biênio 2023/2024. Tomaram posse o Conselheiro Kennedy Barros, como Presidente; a Conselheira Waltânia Alvarenga, como Vice-Presidente; o Conselheiro Abelardo Vilanova, como Corregedor; o Conselheiro Kleber Eulálio, como Ouvidor; e o Conselheiro Olavo Rebêlo, como controlador interno. A conselheira Flora Izabel foi eleita Presidente da 1ª Câmara e a Conselheira Lilian Martins, presidirá a 2ª Câmara.
“Os Tribunais de Contas como instituições de Estado em uma tendência mais moderna, começaram a demandar o trabalho de alavancar as políticas públicas, fazendo a sua avaliação dentro da nossa competência constitucional demos um pontapé inicial, tentando inclusive dividir essa tarefa com a sociedade”, destacou a Conselheira Lilian Martins, que na solenidade fez a transferência da presidência.
Em seu discurso, o Conselheiro Kennedy Barros ressaltou que os desafios de agora são outros, diferente da primeira vez que assumiu como Presidente da Corte. O novo Presidente pontuou que recebe um Tribunal bem organizado administrativamente e parabenizou a gestão da Presidente Lilian Martins, notadamente pela sua eficiência. “Os desafios de agora são outros, metarmofoseados, mas nem por isso menores. O maior desafio não só do nosso, mas dos Tribunais de Contas do Brasil, não tenho dúvida, é o de nos concentrar na avaliação das políticas públicas, assegurando que elas atinjam os seus objetivos e garantindo – isso o mais importante – a melhoria da vida das pessoas, especialmente daquelas que mais precisam dos governos”, finalizou.
Além do Presidente do IRB, prestigiaram a solenidade: a Governadora do Estado do Piauí, Regina Sousa; o Presidente da Assembleia Legislativa do Piauí (ALEPI), Themístocles Sampaio; o Governador eleito do Piauí, Rafael Fonteles; o Procurador-Geral do Ministério Público de Contas (MPC-PI), Márcio Vasconcelos; o Vice-Presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), Conselheiro Edilson de Sousa Silva; e o Presidente do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG), Conselheiro Gilberto Diniz.