PRESIDENTE DO IRB PARTICIPA DE HOMENAGEM AOS EXS-PRESIDENTES DA ABRACOM E ATRICON

Equipe Instituto Rui Barbosa

O presidente do Instituto Rui Barbosa, conselheiro do TCE-CE, Edilberto Pontes esteve presente na Sessão Especial de Homenagem aos ex-presidentes da Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios, ABRACOM, conselheiro Thiers Viana Montebello, TCM-RJ e da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil, ATRICON, conselheiro Valdecir Fernandes Pascoal, TCE-PE, que aconteceu nesta manhã, (17/3), em Salvador. A solenidade marcou também as celebrações pelo cinquentenário do TCM BA.

Homenageados com membros dos Tribunais de Contas brasileiros

Na abertura do evento o presidente do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia, TCM-BA, conselheiro Plínio Carneiro da Silva Filho destacou que “a sessão é uma justa homenagem, um tributo de reconhecimento pelos edificantes trabalhos que realizaram à frente das entidades ABRACOM e ATRICOM contribuindo com seus talentos, dedicação e capacidade de liderança para impulsionar o processo de modernização e aprimoramento dos Tribunais de Contas brasileiros”.

Em seguida, o conselheiro Francisco de Souza Andrade Netto, propositor da homenagem, que foi aprovada por unanimidade pelo colegiado baiano, expressou “a Bahia é justa e sabe reconhecer méritos e distinguir homens públicos e homenageá-los quando merecem pela relevância do serviço prestado para o engrandecimento da sociedade e fortalecimento das instituições republicanas, e não poderia faltar aos amigos e distintos homens públicos pelo reconhecimento de suas excepcionais gestões e melhoramento dos Tribunais de Contas e difusão da missão constitucional que auxiliam na democracia e na eficácia da gestão pública”.

O evento foi marcado pelo reconhecimento da trajetória dos homenageados à frente das entidades que são referência para os Tribunais de Contas de todo o Brasil, enaltecida pelas participações virtuais do Ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Aroldo Cedraz,; do Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Fux, e do Procurador-Geral da República (PGR), Augusto Aras.

Em sua “fala de gratidão” como mencionou o conselheiro fluminense, Thiers Montebello, além de enaltecer o valor moral e ético das instituições também destacou a mudança salutar na consciência das Cortes de Contas, que assumem uma postura de orientação, citando ainda, nominalmente, o Instituto Rui Barbosa, na figura do seu presidente “por ser vocacionado para o conhecimento e ligado as coisas da inteligência”. O IRB faz parte dessa mudança de consciência.

Presidente do IRB, conselheiro Edilberto Pontes

Também discursou o conselheiro homenageado, Valdecir Fernandes Pascoal, que em seguida proferiu à palestra “Contribuição dos Tribunais de Contas para o aperfeiçoamento da gestão pública municipal”, como parte da programação da solenidade.

 

O evento aconteceu em formato híbrido com transmissão pelo canal do TCM-BA.