Presidente do IRB participa de sessão solene de posse no Tribunal Superior Eleitoral

Equipe Instituto Rui Barbosa

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) realizou na noite dessa terça-feira (21), na sede da Corte Eleitoral, em Brasília-DF, a sessão solene de posse do Ministro Raul Araújo como Corregedor-Geral da Justiça Eleitoral e da Ministra Isabel Gallotti como Membro efetiva do TSE, em uma das vagas destinadas aos Ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

A cerimônia de posse dos Ministros foi prestigiada pelo Presidente do Instituto Rui Barbosa (IRB) e Vice-Presidente do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE), Conselheiro Edilberto Pontes, acompanhado dos Conselheiros da Corte de Contas cearense, Valdomiro Távora, Presidente; e Ernesto Saboia, Diretor-Presidente da Escola de Contas.

O Presidente do TSE, Ministro Alexandre de Moraes, destacou a importância da renovação periódica dos Membros da Corte Eleitoral. “Fortalece o Tribunal, a Justiça e a democracia”, afirmou. Segundo o Ministro, é um exemplo de que as pessoas passam e as instituições ficam, e que cada membro tem o dever de cumprir a Constituição, resguardar a democracia e fortalecer as instituições.

O Tribunal Superior Eleitoral é composto por, no mínimo, sete membros: três do Supremo Tribunal Federal (STF), dois do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e outros dois juristas advindos da advocacia. Além dos integrantes efetivos, também são designados para compor a Corte Eleitoral ministros substitutos, em igual número, nas respectivas categorias.