Com o objetivo de ser um indutor de desenvolvimento sustentável, o Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE) abre inscrições para o Selo TCE Ceará Sustentável – Edição 2023. A iniciativa foi lançada nesta terça-feira (6), durante o “XI Seminário de Gestores Públicos – Prefeitos Ceará 2023”. A edição foi aberta na Semana do Meio Ambiente, destacando a relevância de fomentar o debate sobre ações sustentáveis.
As inscrições para o Selo seguem até o dia 25 de agosto, de forma gratuita, e devem ser realizadas por meio de envio do Formulário de Inscrição e documentação comprobatória para o endereço eletrônico: selosustentavel@tce.ce.gov.br.
“O que nós realizamos de bom, devemos divulgar e incentivar a ampliação. O zelo com os recursos ambientais é um processo, é necessário nos reeducarmos. Em vista disso, o Tribunal de Contas promove a certificação dos órgãos que possuem projetos e ações sustentáveis”, afirmou o coordenador do Comitê de Sustentabilidade da Corte de Contas Cearense, Conselheiro Substituto Itacir Todero, durante o lançamento, que ocorreu no estande conjunto do TCE Ceará, Instituto Plácido Castelo (IPC) e Instituto Rui Barbosa (IRB).
O Presidente do IRB e Vice-Presidente do TCE-CE, Conselheiro Edilberto Pontes, esteve presente no lançamento do Selo, e elencou em sua fala algumas iniciativas adotadas no Tribunal de Contas do Estado do Ceará, voltadas à sustentabilidade e preservação do meio ambiente.
“A principal forma de inteirar é pelo exemplo, e por isso a Corte cearense se empenha em realizar e promover ações sustentáveis. Nós nos comprometemos com uma série de políticas públicas ao longo dos anos para estimular a sustentabilidade”, ressaltou.
O Presidente do TCE Ceará e Membro da Diretoria do IRB, Conselheiro Valdomiro Távora, reforçou a importância da iniciativa. “O Selo TCE Ceará Sustentável visa reconhecer os jurisdicionados que se preocupam e investem na responsabilidade socioambiental e aderem a Política de Sustentabilidade do Tribunal, sendo, portanto, uma forma de estimular a implementação ações e medidas voltadas a atender os objetivos e diretrizes da ONU.”
A Secretária do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Estado do Ceará, Vilma Freire, prestigiou o momento, e destacou a relevância da iniciativa. “Parabenizo o TCE por pensar além de suas atribuições junto aos municípios cearenses, e o Governo do Estado está à disposição para somarmos a essa ação.”
Mais informações sobre o Selo TCE Ceará Sustentável – edição 2023 podem ser acessadas no site do TCE-CE. (Clique aqui).
*Com fotos e informações do TCE Ceará.