Presidente do IRB recebe a Medalha do Mérito Governador Dinarte Mariz do TCE-RN

Equipe Instituto Rui Barbosa

O Presidente do Instituto Rui Barbosa (IRB) e Vice-Presidente do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE), Conselheiro Edilberto Pontes, foi agraciado com a outorga da Medalha do Mérito “Governador Dinarte Mariz”, comenda do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte (TCE-RN) designada para homenagear personalidades que, ao longo de sua existência e atuação profissional, prestaram relevante contribuição ao desenvolvimento da sociedade, mediante realizações no campo cultural, político, administrativo e técnico-científico.

A Sessão Solene para entrega da medalha às personalidades agraciadas com a honraria foi conduzida pelo Conselheiro Gilberto Jales, Presidente do TCE-RN, e ocorreu na manhã desta sexta-feira (24/11), na sede da Corte de Contas potiguar, com a presença de representantes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, Membros dos Tribunais de Contas e do Ministério Público, além de familiares e amigos dos agraciados.

O Conselheiro Tarcísio Costa fez o discurso de saudação aos homenageados, em nome do colegiado. “No quadro atual, não vislumbro lugar para aventureiros na administração pública. Ao contrário, vejo como oportuna a participação cada vez mais forte da população, na tomada de decisão dos gestores públicos” disse. “Considero de bom alvitre que seja encontrada uma fórmula correta de convocar a sociedade civil e organizada para ajudar o TCE na sua missão institucional de fiscalizar de forma preventiva, com respostas céleres, granjeando o respeito dos fiscalizados e jurisdicionados”, concluiu.

“É com imensa satisfação e profunda gratidão que estou aqui hoje, para falar em nome de todos os homenageados que recebem a Medalha Dinarte Mariz, uma distinção de grande significado e valor”, declarou o Conselheiro Edilberto Pontes, responsável por discursar representando as 11 personalidades agraciadas com a Medalha.

Na continuidade, Edilberto Pontes refletiu acerca dos grandes desafios que afligem as sociedades do mundo contemporâneo, “como estamos vivos e as coisas estão acontecendo, todo balanço é provisório. De um lado, as guerras continuam a nos assombrar, convivemos com ameaças à democracia, com campanhas muito bem articuladas de desinformação. Convivemos com o anti-Iluminismo, com o obscurantismo em vastos setores da sociedade, que negam evidências que a ciência há muito comprovou. Convivemos com o retorno de doenças já consideradas erradicadas”.

Após refletir sobre esses desafios, o Presidente do IRB destacou, também, os avanços da humanidade frente a esses desafios. “Há muitas boas notícias também. A transformação digital em curso abre infinitas possibilidades: da velocidade da comunicação, à ampliação da transparência do governo e da melhoria das políticas públicas. A transição energética para a energia limpa – e o Estado do Rio Grande do Norte tem grande destaque nesse campo – pode significar uma herança verdadeiramente positiva para a futuras gerações”.

Pontes concluiu seu discurso enaltecendo o perfil das 11 personalidades agraciadas com a Medalha, “lendo o perfil dos homenageados pelo Tribunal de Contas do Rio Grande do Norte, vejo que temos muitos motivos para tanto. Cada um, em sua área, em sua trajetória, tem lutado para construir um mundo melhor”.

 

Sobre a Medalha

A Medalha do Mérito “Governador Dinarte Mariz”, a mais alta comenda do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte é designada para homenagear personalidades que, ao longo de sua existência e atuação profissional, prestaram relevante contribuição ao desenvolvimento da sociedade, mediante realizações no campo cultural, político, administrativo e técnico-científico.

Instituída em 2003, a concessão anual da medalha do mérito transformou-se em um evento tradicional na cidade. A escolha de Dinarte Mariz para nomear a comenda deve-se ao fato de ele ter dedicado a maior parte de sua vida à atividade política, transformando os cargos públicos que exerceu em instrumentos de defesa dos interesses coletivos e de promoção do bem-estar do povo que representou, especialmente como Governador do Estado e como membro do Congresso Nacional.