A cidade argentina de Posadas Misiones sediou, no período de 13 a 15 de setembro, a “Terceira Reunião Anual da Secretaria Permanente dos Tribunais de Contas, Órgãos Públicos e Organismos de Controle Externo da República Argentina” e a Reunião da Associação de Entidades Oficiais de Controle Público do Mercosul (ASUR), que reuniu representantes do Brasil, Argentina e Paraguai.
A Presidente do Tribunal de Contas da Província de Misiones (Argentina), Fabiola Bianco, conduziu a agenda de reuniões, e destacou a relevância da parceria com o Instituto Rui Barbosa (IRB) que permite ampliar as áreas de estudos e pesquisas científicas para o progresso da cooperação internacional.
“Definimos questões-chave que fortalecerão ainda mais nossos laços colaborativos. Já temos acordos firmados com instituições brasileiras como o Instituto Rui Barbosa e nosso equivalente na Secretaria Permanente, o IEP, focados no compartilhamento ferramentas de conhecimento e capacitação para o progresso internacional”, pontuou.
Membro da Diretoria do IRB, o Conselheiro Algir Lorenzon representou o Presidente do Instituto, Conselheiro Edilberto Pontes, durante as ações programadas para esses três dias de reuniões.
O evento teve como objetivo a construção de um espaço para debates, estudos e compartilhamento de experiências que possam contribuir para o fortalecimento dos órgãos e entidades que atuam na fiscalização das finanças públicas, em especial nos países da América do Sul e aperfeiçoamento das ações de Controle Externo da Administração Pública.
ASUR
O Instituto Rui Barbosa (IRB) e a Associação de Entidades Oficiais de Controle Público do Mercosul (ASUR) são parceiros institucionais que atuam conjuntamente promovendo a realização de intercâmbio internacional de informações, conhecimentos e experiências acerca do Controle Externo da Administração Pública. O bloco brasileiro da ASUR é coordenado pelo Vice-Presidente do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul (TCE-RS), Conselheiro Marco Peixoto.